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A evolução motora e somática de crianças de sete a oito anos de idade praticantes de educação física na Escola de Ensino Fundamental Senador Alberto Pasqualini

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A evolução motora e somática de crianças de sete a oito anos de idade praticantes de educação física na Escola de Ensino Fundamental Senador Alberto Pasqualini

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Título A evolução motora e somática de crianças de sete a oito anos de idade praticantes de educação física na Escola de Ensino Fundamental Senador Alberto Pasqualini
Autor Redivo, Tatiana Bettio
Orientador D'Azevedo, Helena Alves
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Crianças
Educação física
[en] Children
[en] Motor and somatic development
[en] Physical education
Resumo A aquisição de competência em movimentos é um processo extenso, que começa com os primeiros movimentos reflexos do recém-nascido e continua por toda a vida. O processo pelo qual um indivíduo progride a partir da fase de movimentos reflexos para as fases de movimentos rudimentares e fundamentais e, finalmente, para a fase de habilidades motoras especializadas do desenvolvimento é influenciado por fatores internos ás tarefas, ao indivíduo e ao ambiente. A variedade de experiências motoras vivenciadas desde tenra idade aliada à intervenção de um professor que conheça e considere as características e necessidades de seus alunos são fatores primordiais para que aconteça uma evolução motora e somática constante e satisfatória. Nessa perspectiva, esse estudo teve como objetivo verificar se o programa de educação física, desenvolvido pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Alberto Pasqualini, gera efeitos sobre o perfil motor e somático dos escolares. Participaram do estudo 17 crianças de sete a oito anos de idade que frequentam, em 2010, o primeiro ciclo de formação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Alberto Pasqualini de Porto Alegre, e que têm aulas de educação física como matéria obrigatória de ensino. Para a análise da existência de uma evolução motora e somática foi utilizado um pré-teste, um período de 10 semanas de aulas de educação física orientadas pela professora de educação física responsável pela turma e um pós-teste. Na fase de pré e pós-teste, os escolares integrantes da amostra foram submetidos a um sistema de medidas e testes do PROESP-BR (Projeto Esporte Brasil). Os resultados apontam que não houve uma evolução motora e somática significativa em decorrência das aulas de educação física. No geral as crianças ganharam peso e altura mas nada que se possa dizer que não faz parte do desenvolvimento natural de crianças dessa idade. No teste t de student pareado foram constatadas diferenças estatisticamente significativas nas variáveis agilidade e velocidade para melhor e nas variáveis força explosiva de membros inferiores e superiores para pior. Analisando descritivamente os resultados constatamos que as diferenças de médias das variáveis foram muito pequenas e não se pode dizer que aconteceram em decorrência das aulas de educação física. Considerando-se os resultados obtidos pode-se dizer que as crianças desenvolvem-se de maneira constante e não uniforme, e que a educação física nesta etapa da vida é de fundamental importância para estimular esse constante desenvolvimento de maneira adequada e satisfatória.
Abstract The acquisition of competence in movement is a extensive process, begins with the first movements reflections of the recently born and continues for all the life. The process by which an individual progresses from the stage of movements reflexes for the stages of movements rudimentary and fundamental and, finally, to the stage of motor skills development specialized is influenced by internal factors to the tasks, to the individual and to the environment. The variety of motors experiences tried since early age together with the intervention of a teacher who know and consider the characteristics and needs of their pupils are crucial factors to happen a somatic and motor development constant and satisfactory. In this perspective, this study aimed to verify whether the program of physical education, developed by Municipal School of Basic Education Senador Alberto Pasqualini, generates effects on the motor and somatic profile of schoolchildren. Participed of the study 17 children from seven to eight years of age who attend, in 2010, the first cycle of training in Municipal School of Basic Education Senador Alberto Pasqualini in Porto Alegre, and that has physical education classes as a compulsory education. For the analysis of the existence of a motor and somatic development was used a pre-test, a period of 10 weeks of physical education classes oriented by professor of physical education responsible for caboodle, and a post-test. At the stage of pre and post-test, the school children members of the sample were submitted to a system of measures and test from PROESP-BR (Project Sports Brazil). The results indicate that there was no motor and somatic development significant as a result of physical education classes. In general the children gained weight and height but nothing we can say that is not part of natural development of children this age. In the test t Student paired were observed statistically significant differences in the variables agility and speed for better and in the variables strength explosive of lower and upper limbs for the worse. Analyzing descriptively the results we see that the differences in mean variables were very small and we cannot say that happened as a result of physical education classes. Considering the results obtained may say that children has a constant and no uniform development and that physical education in this stage of life is of fundamental importance to stimulate that constant development of appropriate and satisfactory ways.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/27758
Arquivos Descrição Formato
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