Repositório Digital

A- A A+

A hora do conto como atividade na biblioteca escolar

.

A hora do conto como atividade na biblioteca escolar

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A hora do conto como atividade na biblioteca escolar
Autor Sallaberry, Bárbara Rocha Bittencourt
Orientador Flores, Helen Rose Flores de
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Biblioteca escolar
Hora do conto
[en] Children literature
[en] School library
[en] Tale's time
Resumo Dispõem sobre bibliotecas escolares, definindo-as como unidades de informação especializadas em suprir as necessidades informacionais dos conteúdos ministrados em sala de aula e proporcionar literatura para lazer. Verifica a necessidade da parceria bibliotecários/professores para a formação de leitores. Descreve um panorama da leitura e literatura infantil no Brasil, no qual cita Monteiro Lobato, Érico Veríssimo, Vinícius de Moraes entre outros. Em relação a hora do conto, destaca recursos para enriquecer o momento, entre eles a dramatização, a tela acrílica, o flanelógrafo, os varais e o teatro de sombras. Determina como metodologia a utilização de questionários aplicados a escolas particulares de Porto Alegre com, no mínimo, ensino fundamental completo, tendo como responsáveis pela biblioteca profissionais bibliotecários. Foi realizado estudo em cinco instituições, são elas: a) Colégio Monteiro Lobato; b) Instituto Maria Auxiliadora; c) Colégio São Pedro; d) Colégio Anchieta, e e) Colégio Mãe de Deus. Comprova atuação satisfatória em todas as instituições, com adequada periodicidade das turmas e grande envolvimento dos profissionais e funcionários na hora do conto.
Abstract Talk about school libraries, defining them as units of information specialized in supplying the information needs of the contents offered at classroom and provide literature for pleasure. Notes needs of partnership between librarians / teachers to train readers. Provides an overview of reading and children's literature in Brasil, which quotes Monteiro Lobato, Erico Verissimo, Vinicius de Moraes and others. About the tales’ time, highlights resources to enrich the moment, including the drama, the acrylic whiteboard, the flannels, the poles and the theater of shadows. As methodology determines how to use questionnaires on privates schools in Porto Alegre with at least complete primary education, and responsible for the library as librarians. The study was conducted in five institutions, namely: a) Colégio Monteiro Lobato b) Instituto Maria Auxiliadora; c) Colégio São Pedro; d) Colégio Anchieta; and e) Colégio Mãe de Deus. Proves performance satisfactory in all institutions, with appropriate frequency of large classes and involvement of professionals and employee at the tales’ time.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/27793
Arquivos Descrição Formato
000766857.pdf (509.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.