Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFlores, Helen Rose Flores dept_BR
dc.contributor.authorSallaberry, Bárbara Rocha Bittencourtpt_BR
dc.date.accessioned2011-02-11T05:59:38Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/27793pt_BR
dc.description.abstractDispõem sobre bibliotecas escolares, definindo-as como unidades de informação especializadas em suprir as necessidades informacionais dos conteúdos ministrados em sala de aula e proporcionar literatura para lazer. Verifica a necessidade da parceria bibliotecários/professores para a formação de leitores. Descreve um panorama da leitura e literatura infantil no Brasil, no qual cita Monteiro Lobato, Érico Veríssimo, Vinícius de Moraes entre outros. Em relação a hora do conto, destaca recursos para enriquecer o momento, entre eles a dramatização, a tela acrílica, o flanelógrafo, os varais e o teatro de sombras. Determina como metodologia a utilização de questionários aplicados a escolas particulares de Porto Alegre com, no mínimo, ensino fundamental completo, tendo como responsáveis pela biblioteca profissionais bibliotecários. Foi realizado estudo em cinco instituições, são elas: a) Colégio Monteiro Lobato; b) Instituto Maria Auxiliadora; c) Colégio São Pedro; d) Colégio Anchieta, e e) Colégio Mãe de Deus. Comprova atuação satisfatória em todas as instituições, com adequada periodicidade das turmas e grande envolvimento dos profissionais e funcionários na hora do conto.pt_BR
dc.description.abstractTalk about school libraries, defining them as units of information specialized in supplying the information needs of the contents offered at classroom and provide literature for pleasure. Notes needs of partnership between librarians / teachers to train readers. Provides an overview of reading and children's literature in Brasil, which quotes Monteiro Lobato, Erico Verissimo, Vinicius de Moraes and others. About the tales’ time, highlights resources to enrich the moment, including the drama, the acrylic whiteboard, the flannels, the poles and the theater of shadows. As methodology determines how to use questionnaires on privates schools in Porto Alegre with at least complete primary education, and responsible for the library as librarians. The study was conducted in five institutions, namely: a) Colégio Monteiro Lobato b) Instituto Maria Auxiliadora; c) Colégio São Pedro; d) Colégio Anchieta; and e) Colégio Mãe de Deus. Proves performance satisfactory in all institutions, with appropriate frequency of large classes and involvement of professionals and employee at the tales’ time.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSchool libraryen
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectHora do contopt_BR
dc.subjectChildren literatureen
dc.subjectTale's timeen
dc.titleA hora do conto como atividade na biblioteca escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000766857pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples