Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBonotto, Martha Eddy Krummenauer Klingpt_BR
dc.contributor.authorDalmaso-Junqueira, Brunapt_BR
dc.date.accessioned2011-02-11T05:59:38Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/27794pt_BR
dc.description.abstractA narração de histórias é uma prática que surgiu com o aparecimento da linguagem oral, com aplicação para a perpetuação de costumes e culturas. Ainda hoje é muito valorizada em determinadas comunidades e teve sua prática expandida para a área infantil. Da mesma forma, surgiu a literatura dedicada especialmente às crianças, atualmente com o intuito de divertir e estimular a imaginação, além de sua original pretensão de orientar e moralizar seu público. Constatou-se a narração de histórias como ferramenta válida para o estímulo ao desenvolvimento da competência emocional, que consiste na capacidade de alguém ser capaz de compreender e administrar as próprias emoções, além de aceitar e saber lidar com as dos demais. A competência emocional, por sua vez, é descoberta como um facilitador para o desenvolvimento da competência informacional. Ser competente em informação consiste em ser capaz de identificar uma necessidade de informação, localizar soluções para tal, saber avaliá-las e, posteriormente, gerar conhecimento novo com base no que é encontrado. Competência emocional e competência informacional se entrecruzam na formação de cidadãos mais conscientes de si, de suas necessidades e das dos demais. Perante esta compreensão, foi desenvolvido este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) cujo objetivo geral é relacionar a narração de histórias infantis para crianças com a aquisição qualificada de competências emocional e informacional. Buscando a compreensão dos conceitos de competências, foram utilizados estudos de autores como Werner Markert, da área de Educação, Maria Tereza e Afonso Fleury, da Administração, Regina Beluzzo, da Ciência da Informação, além de Howard Gardner e o Grup de Recerca en Orientació Psicopedagògica, da área de Psicologia. Foi também utilizada a Teoria das Inteligências Múltiplas, proposta por Howard Gardner, que consiste no conceito de que há oito distintas inteligências (competências, neste estudo) a serem desenvolvidas pelas pessoas – sendo elas a inteligência linguística, a intrapessoal, a interpessoal, a lógico-matemática, a naturalista, a visual/espacial, a corporal-cinestésica e a musical. Com base nesta teoria, foram sintetizadas tais competências e relacionadas com a aquisição da competência emocional e da competência informacional, chegando à conclusão de que o desenvolvimento das habilidades sociais e emocionais pode ser vinculado ao desenvolvimento de habilidades informacionais, em uma relação de cooperação mútua.pt_BR
dc.description.abstractStorytelling is a practice that arose with the appearance of the oral language, to perpetuate customs and cultures. Even today it is very appreciated in some communities and its practice has expanded to the children's area. Likewise, the literature especially directed to children, currently aiming to entertain and stimulate children’s imagination, beyond its original intention to moralize and guide its audience. Storytelling is a valid tool for stimulating the development of emotional literacy, which is the ability of being able to understand and manage our own emotions, but also to accept and deal with the emotions of others. Emotional literacy, in turn, is a facilitator to the development of information literacy. Being information literate is to be able to identify an information need, find solutions to it, know how to evaluate this information and then generate new knowledge based on what is found. Emotional literacy and information literacy are intertwined in the formation of citizens more aware of themselves, of their needs and those of others. On this understanding, this final paper has been developed, its overall objective being to relate storytelling to the qualified acquisition of emotional and informational literacy. Seeking to understand the concept of skill, studies of several authors were used, such as Werner Markert, in the field of Education, Maria Tereza Fleury and Afonso Fleury, in the field of Administration, Regina Beluzzo, in the field of Information Science, and Howard Gardner and Grup de Recerca en Orientació Psicopedagògica, in the field of Psychology. The Theory of Multiple Intelligences proposed by Howard Gardner was also used; it is backed by the concept that there are eight different intelligences (skills, in this study) to be developed by people - linguistic, intrapersonal, interpersonal, logical -mathematical, naturalist, visual/spatial, bodilykinesthetic and musical. Based on this theory, these competences were synthesized and related to the acquisition of emotional literacy and information literacy, concluding that the development of social and emotional skills can be linked to the development of information skills in a relationship of mutual cooperation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInformation literacyen
dc.subjectCompetência emocionalpt_BR
dc.subjectEmotional literacyen
dc.subjectCompetência informacionalpt_BR
dc.subjectStorytellingen
dc.subjectNarração de históriaspt_BR
dc.subjectChildren’s literatureen
dc.titleCompetência emocional e competência informacional : a aquisição qualificada de competências a partir da narração de históriaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coCosta, Mara Regina Nieckel dapt_BR
dc.identifier.nrb000766862pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples