Repositório Digital

A- A A+

Os blogs como ferramentas da mediatização na educação de usuários de bibliotecas

.

Os blogs como ferramentas da mediatização na educação de usuários de bibliotecas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Os blogs como ferramentas da mediatização na educação de usuários de bibliotecas
Autor Oliveira, Maria Clara Milanez de
Orientador Moura, Ana Maria Mielniczuk de
Co-orientador Santos, Jussara Pereira
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Blog
Educação de usuário
[en] Library blogs
[en] Mediation
[en] User education
Resumo Os blogs são, dentre as tecnologias de informação e comunicação, ferramentas que permitem o estabelecimento de interações e a formação de redes em vários ambientes inclusive nos ambientes das unidades de informação. Este estudo é de caráter qualitativo e procurou verificar a utilização dos blogs como ferramentas de mediatização na educação de usuários de bibliotecas. O estudo constituiu-se na análise de conteúdo de seis blogs de bibliotecas escolares e universitárias localizadas no estado do Rio Grande do Sul. A mediatização aqui é entendida como uma proposta educacional que preconiza a mobilização de aspectos cognitivos levando em conta a atuação dos educandos em diferentes ecossistemas. A educação de usuários em bibliotecas é considerada como um processo onde o usuário interioriza comportamentos e desenvolve competências e habilidades preparando-o para uma vivência autônoma no mundo informacional. Assim, o uso das bibliotecas e do conhecimento de sistemas de informação difundidos por meio de blogs possibilita a produção e a recriação de novos conhecimentos. Os blogs configuram-se, além de ferramentas de mediatização, como fontes de informação e assim devem ser avaliados segundo indicadores de qualidade. Aspectos como a estética, a validade e a precisão do conteúdo oferecido devem ser consideradas, além da reputação da fonte, singularidade, completeza e cobertura das informações disponibilizadas. Quesitos como as características de navegação e suporte ao usuário devem, igualmente, ser observados. Os blogs estudados foram analisados segundo sua estrutura (presença de dados de identificação, consistência e confiabilidade das informações, adequação da fonte, existência de links, etc.) e o conteúdo propriamente dito. Quanto à estrutura, foram detectados problemas relacionados a links desatualizados. Ainda assim, são considerados como fontes de informação de qualidade. A análise do conteúdo permitiu inferir que a utilização dos blogs na educação de usuários viabiliza a possibilidade de desenvolvimento de competências cognitivas, o que evidencia o blog como ferramenta de mediatização na educação de usuários.
Abstract Blogs are among the information technologies and communication tools that allow the establishment of interactions and networking in various environments including library environments. This is a qualitative study and tried to verify the use of blogs as tools for mediation in the education of library users. The study was based on content analysis of six blogs of school and university libraries located in the state of Rio Grande do Sul. Mediation is here understood as an educational approach that sets cognitive aspects into action, considering the performance of students in different ecosystems. User education in libraries is considered a process in which users internalize behaviors and develop competence and skills, that prepare them for autonomy in the world of information. Thus, the use of libraries and the knowledge of information systems, spread my means of blogs, makes it possible to produce and re-create knowledge. Blogs constitute tools for mediation, as well as information sources and so must be evaluated, using quality indicators. Aesthetic aspects, as well as the validity and accuracy of the content offered should be considered in addition to the reputation of the source, uniqueness, completeness and coverage of information provided. Characteristics of searching and user support must also be observed. The blogs were analyzed according to their structure (presence of identification data, consistency and reliability of information, adequacy of source, availability of links, etc..) and the content itself. As for the structure, problems were detected related to outdated links. Still, they are considered as valuable sources of information. Content analysis has also shown that the use of blogs in user education makes it possible to develop cognitive skills, thus highlighting blogs as a tool of mediation in user education.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/27802
Arquivos Descrição Formato
000766945.pdf (2.232Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.