Repositório Digital

A- A A+

Alfabetização científica

.

Alfabetização científica

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Alfabetização científica
Autor Garrido, Renato
Orientador Laipelt, Rita do Carmo Ferreira
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Alfabetização científica
Competência informacional
Divulgação científica
[en] Information literacy
[en] Science
[en] Science communication
[en] Scientific literacy
Resumo O trabalho contextualiza a ciência e a divulgação científica com o objetivo de caracterizar e conceituar a alfabetização científica. Por meio de levantamento bibliográfico, apresenta o estado da arte da pesquisa em alfabetização científica através de dados trabalhados em duas bases de dados, um repositório digital, um diretório e um diretório de grupos de pesquisa. Identifica as áreas do conhecimento que se dedicam a pesquisa sobre alfabetização científica. Apresenta o surgimento da alfabetização científica através de movimento nascido na área da Educação nos Estados Unidos da América. Verifica a abordagem da pesquisa em alfabetização científica na área das Ciências da Informação. Identifica os grupos que se dedicam a pesquisar alfabetização científica no Brasil e a distribuição no território nacional através de suas instituições. Contextualiza a competência informacional e expõe as características de uma pessoa competente em informação. Conclui que as habilidades de um indivíduo competente em informação são necessárias ao processo contínuo de alfabetização científica.
Abstract The paper contextualizes the science and science communication in order to characterize and conceptualize science literacy. By using literature, presents the state of the art research in scientific literacy by data discussed in two databases, a digital repository, a directory and a directory of research groups. Identifies areas of knowledge that are dedicated to research on scientific literacy. Presents the appearance of scientific literacy through movement born in the area of Education in the United States of America. Notes the approach of research in science literacy in the area of Information Sciences. Identifies groups that are dedicated to researching scientific literacy in Brazil and the distribution within the country through its institutions. Contextualizes the information literacy and exhibits the characteristics of an information literate person. Concludes that the skills of a competent individual to information are necessary to the ongoing process of scientific literacy.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/27808
Arquivos Descrição Formato
000766964.pdf (295.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.