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As páginas iniciais de websites de universidades brasileiras e suas informações : Tipos, organização e visibilidade

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As páginas iniciais de websites de universidades brasileiras e suas informações : Tipos, organização e visibilidade

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Título As páginas iniciais de websites de universidades brasileiras e suas informações : Tipos, organização e visibilidade
Autor Freitas, Lígia Dias de
Orientador Caregnato, Sonia Elisa
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Arquitetura de informação
Home page
Organização do conhecimento
[en] Homepage
[en] Information architecture
[en] Information organization
[en] Websites
Resumo As páginas iniciais de websites têm como propósito direcionar os usuários às informações disponibilizadas no restante do website e, portanto, devem ser organizadas de maneira que possibilitem a recuperação das informações. O trabalho justifica-se considerando a relação entre a organização da informação da Biblioteconomia e da Arquitetura da Informação para web, abordando aspectos teóricos de ambas as áreas. As universidades, por serem instituições de ensino, pesquisa e extensão e por terem um vasto público-alvo, são objeto deste trabalho, que tem por objetivo geral: investigar a relação entre o tipo de informação disponibilizado nas páginas iniciais de websites de universidades brasileiras e a forma como está organizado; e específicos: a) verificar a visibilidade dada a cada tipo de informação por meio da área utilizada nas páginas iniciais dos websites das universidades escolhidas; b) identificar a visão das universidades escolhidas em relação a seus websites; e c) relacionar tipos de informação disponibilizados e tipos de organização nas páginas iniciais dos websites das universidades escolhidas. Como metodologia, apresenta a escolha das universidades a partir do Webometrics Ranking of World Universities, tendo escolhido as primeiras dez universidades brasileiras, a saber: USP, Unicamp, UFSC, UFRJ, UFMG, UFRGS, PUC-Rio, UFF, UFRN e UFPR. Também são definidos os indicadores a serem observados: indicadores de esquemas de organização, a saber: Alfabético, Cronológico, Geográfico, Assunto, Tarefa, Audiência, Metáfora e Híbrido; e indicadores de tipo de informação, relacionados em quatro agrupamentos: Pedagógico e pesquisa, Informação e comunicação, Administrativo e institucional e Utilitários e busca. A definição dos parâmetros para a captura da tela deu-se a partir de estatísticas de uso de websites, que definiu a captura em sistema operacional Microsoft Windows XP, navegador Mozilla Firefox 3.x e resolução de tela 1024 x 768; também definiu-se que seria utilizada tanto a tecla Printscreen de um teclado padrão para Windows, quanto a extensão para o Firefox ScreenGrab!; as áreas a serem observadas foram identificadas por cores distintas e, além dos indicadores mencionados, contemplam elementos visuais do sistema operacional e do navegador e espaços em branco ou sem conteúdo. Foram capturadas duas imagens de cada universidade: a da janela do navegador na íntegra, incluindo elementos do sistema operacional, e a da página inicial completa. O último elemento da metodologia refere-se a questões enviadas às universidades escolhidas para averiguar sua visão a respeito do próprio website. É apresentado um breve panorama das universidades escolhidas, indicando que seis são da região Sudeste, três da Sul e uma do Nordeste; uma é particular e, dentre as nove públicas, duas são estaduais e sete federais; por fim, apresenta breve histórico e caracterização de cada uma. Os resultados do primeiro objetivo específico mostram que a média da área ocupada pelo agrupamento Pedagógico e pesquisa é de 6,3%, a do Informação e comunicação é de 20,8%, a do Administrativo e institucional, de 26,7% (com destaque para a variação de 40%), Utilitários e busca têm média de 2,3%, Sistema operacional e navegador, 25,8% e Espaços em branco e sem conteúdo, 18,1%. A média da porcentagem da página inicial completa visualizada sem a necessidade de rolar a tela é de 46,1%. Em relação ao segundo objetivo específico, percebe-se uma harmonia entre o setor e a formação das pessoas que atualizam o website, sendo todos da área da Comunicação, com apenas uma menção a bibliotecários. Observou-se, também, que os objetivos mencionados pelas universidades respondentes são contemplados nos agrupamentos propostos e que a relação entre esses objetivos e a área visualizada é coerente em quatro das seis universidades respondentes; em uma delas há pequenas divergências e a outra não teve os objetivos claramente definidos. O terceiro objetivo, que culmina no objetivo geral, teve como resultado a observação de dois padrões na relação entre os tipos de informações e a forma como elas estão organizadas: o primeiro padrão privilegia a organização por Assunto e cada universidade utiliza entre um e três esquemas ao mesmo tempo – padrão observado para os agrupamentos Pedagógico e pesquisa e Administrativo e institucional; o segundo padrão não privilegia nenhuma organização específica e as universidades utilizam entre dois e quatro esquemas – observado para os agrupamentos Informação e comunicação e Utilitários e busca.
Abstract The homepages of websites are intended to direct users to information provided throughout the website and, therefore, should be organized in a way that allows the retrieval of information. This study considers the relationship between the Information Organization in Library Science and Information Architecture for the Web, addressing theoretical aspects of both areas. The universities are the subject of this study because they are institutions of education, research, and extension and have a wide target audience. The general goal is to investigate the relationship between the type of information available on website homepages of Brazilian universities and how it is organized. The specific goals are a) check the visibility given to each type of information through the area used on the homepages of websites of the universities selected b) identify the view of each university selected of their websites, and c) relate types of information available and types of organization on website homepages of the universities selected. The top ten universities in Brazil, namely: USP, Unicamp, UFSC, UFRJ, UFMG, UFRGS, PUC-Rio, UFF, UFRN, and UFPR were chosen from the Webometrics Ranking of World Universities as objects of this study. The indicators used comprise indicators of organization schemes, specifically: Alphabetical, Chronological, Geographic, Subject, Task, Audience, Metaphor, and Hybrid, and indicators of the type of information, related in four groups: Pedagogic and research, Information and communication, Administrative and institutional, and Utilities and search. The definition of parameters for screen capture used statistics of websites, that is in the operating system Microsoft Windows XP, Mozilla Firefox 3.x and screen resolution 1024 x 768; it was also used both Printscreen key on a standard keyboard for Windows and the extension for Firefox Screengrab!. Areas to be observed were identified by different colors and, in addition to the indicators mentioned, include visual elements of the operation system and browser and unused space and filler. Two images of each university: the browser window in full, including operation system elements, and the complete homepage were captured. And questions were sent to the universities selected seeking their opinion about their own website. A brief geographic overview, history, and characterization of each selected university are presented, showing that six are from Southeastern region, three from Southern and one from Northeastern. Among those, one is private and among the nine public universities, two are state and seven are federal. The results of the first specific objective show that the average area occupied by the group Pedagogic and research is 6.3%, Information and communication, 20.8%, Administrative and institutional, 26.8% (especially the variation of 40%), Utilities and search, 2.3%, Operation system and browser, 25.7%, and Unused space and filler, 18.1%. The average percentage of the entire homepage viewed without scrolling the screen is 46.1%. Regarding the second specific goal, there is a balance between department and training of those who update the website, being the majority from Communication area and not Library Science. It was also noted that the goals mentioned by the universities are included in the groupings proposed and that the relationship between these goals and the displayed area is consistent in four out of six universities, there are small differences in one of the universities, and another did not have clearly defined goals. The third goal, which culminates in the general goal, resulted in the observation of two patterns in the relationship between the types of information and how they are organized: the first factor favors the organization by Subject and each university uses from one to three schemes at the same time - the grouping pattern observed for Pedagogic and research and Administrative and institutional, the second pattern does not favor any specific organization and universities use from two to four schemes – the clusters observed for Information and communication and Utilities and search.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/27831
Arquivos Descrição Formato
000766915.pdf (7.859Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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