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dc.contributor.advisorNeves, Iara Conceição Bitencourtpt_BR
dc.contributor.authorBatista, Lisiane Ulguimpt_BR
dc.date.accessioned2011-02-15T05:59:15Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/27832pt_BR
dc.description.abstractApresenta as ações de educação de usuários desenvolvidas pelas bibliotecas de cinco escolas particulares de Porto Alegre que obtiveram as melhores médias no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no ano de 2009. Identifica os critérios de seleção dessas ações, descreve como são realizadas, bem como os meios utilizados para serem divulgadas na comunidade escolar. Também verifica o processo de avaliação das ações de educação de usuários e como os resultados obtidos são divulgados. Aponta a importância da qualificação continuada do bibliotecário, para que este possa desenvolver ações de forma eficiente e eficaz. Destaca que, em bibliotecas com profissionais mais qualificados, as ações têm uma característica pró-ativa e que há a necessidade da ação conjunta entre a biblioteca, os professores e a coordenação pedagógica da instituição de ensino. Conclui que, independentemente das bibliotecas estarem vinculadas a instituições de ensino particulares, as ações propostas são semelhantes as que são realizadas em outras bibliotecas e poucos recursos financeiros não impedem a elaboração de ações que alcancem resultados positivos, pois o principal elemento para tal é a criatividade. Sugere a troca de experiências entre os bibliotecários como meio de obter informações sobre ações de educação de usuários. Propõe o convívio entre os pares, na qual instituições associativas que representam o bibliotecário promovam espaços de compartilhamento de informações, inclusive com a criação de um prêmio que contemple as melhores práticas dos bibliotecários, a fim de estimular o desenvolvimento de novas ações de educação de usuários.pt_BR
dc.description.abstractPresenta las acciones de educación de usuários desarrolladas por las bibliotecas de cinco escuelas privadas en Porto Alegre que obtuvieron los mejores promedios en el Exámen Nacional de Enseñanza Média (ENEM) en el año de 2009. Identifica los critérios para la selección de estas acciones, describe como son realizadas, así como los médios utilizados para divulgación en la comunidad escolar. También, verifica el proceso de evaluación de las acciones de educación de usuários y como sus resultados se divulgan. Apunta la importância de la educación continuada del bibliotecário, para que pueda desarrollar acciones de manera eficiente y eficaz. En bibliotecas con profesionales más calificados, las acciones tienen un carácter próactiva. Resalta la necessidad de acciones conjuntas entre la biblioteca, los professores y la coordinación pedagógica de la institución educativa. Concluye que, independientemente de las bibliotecas estar vinculadas a instituciones de enseñanza privada, las acciones propuestas son semejantes a las que son realizadas en otras bibliotecas. Pocos recursos financieros no impiden el desarrollo de acciones que permitan alcanzar resultados positivos, pues el principal elemento es la creatividad. Propone el intercambio de experiencias entre los bibliotecarios como um medio para obtener información sobre las acciones de educación de usuarios. Inspirada en otras organizaciones, que valorizam la innovación en sus respectivas áreas, propone la interacción entre los pares, en los que las instituciones asociativas que representan el bibliotecário promuevan el intercambio de informaciones. Por último, comenta sobre la oportunidad de crear un premio que contemple las mejores prácticas de la bibliotecologia com el fin de estimular el desarrollo de nuevas acciones de educación de usuários.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBiblioteca escolaren
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectEducación de usuáriosen
dc.subjectEducação de usuáriopt_BR
dc.subjectBusca de informaciónen
dc.subjectUso de la informaciónen
dc.titleAções de educação de usuários desenvolvidas em bibliotecas de escolas particulares de Porto Alegre : estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000766916pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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