Repositório Digital

A- A A+

Sinalização e identidade : Parque Zoológico do Rio Grande do Sul

.

Sinalização e identidade : Parque Zoológico do Rio Grande do Sul

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Sinalização e identidade : Parque Zoológico do Rio Grande do Sul
Autor Almeida, Marcelo Borges
Orientador Scherer, Fabiano de Vargas
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Curso de Design Visual.
Assunto Design : Projeto
Design gráfico
Identidade visual
Mobiliário urbano
Sinalização visual
[en] Design
[en] Environmental graphic design
[en] Identity
[en] Wayfinding
Resumo O Parque Jardim Zoológico do Rio Grande do Sul, um dos pontos turísticos da região metropolitana de Porto Alegre, possui algumas deficiências em relação à sua infra-estrutura, principalmente referente à seu sistema de sinalização. Para sanar este problema, foi realizada uma pesquisa a respeito de definições, conceitos, ações e referências em projetos de sinalização e através de uma metodologia de projeto foram concebidas diretrizes para uma renovação do sistema de sinalização do Zôo. A partir de um conceito que combina elementos naturais e contemporâneos, valoriza aspectos construtivos e engloba questões psicológicas, e de um levantamento de dados a respeito do público e estrutura atual do parque, foi desenvolvida uma identidade visual, um sistema de elementos de sinalização e um mapeamento atualizado da área disponível para visitação visando suprir as demandas do mesmo. Foram também indicadas algumas diretrizes a respeito da continuidade do projeto, visando um sistema de mobiliário e intervenções de acessibilidade. O projeto completo resultou na possibilidade de melhoria da estrutura geral do parque, agregando valores turísticos ao mesmo e estabelecendo um padrão de projeto a ser seguido.
Abstract O Parque Jardim Zoológico do Rio Grande do Sul, um dos pontos turísticos da região metropolitana de Porto Alegre, possui algumas deficiências em relação à sua infra-estrutura, principalmente referente à seu sistema de sinalização. Para sanar este problema, foi realizada uma pesquisa a respeito de definições, conceitos, ações e referências em projetos de sinalização e através de uma metodologia de projeto foram concebidas diretrizes para uma renovação do sistema de sinalização do Zôo. A partir de um conceito que combina elementos naturais e contemporâneos, valoriza aspectos construtivos e engloba questões psicológicas, e de um levantamento de dados a respeito do público e estrutura atual do parque, foi desenvolvida uma identidade visual, um sistema de elementos de sinalização e um mapeamento atualizado da área disponível para visitação visando suprir as demandas do mesmo. Foram também indicadas algumas diretrizes a respeito da continuidade do projeto, visando um sistema de mobiliário e intervenções de acessibilidade. O projeto completo resultou na possibilidade de melhoria da estrutura geral do parque, agregando valores turísticos ao mesmo e estabelecendo um padrão de projeto a ser seguido.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/27845
Arquivos Descrição Formato
000766343.pdf (22.80Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.