Repositório Digital

A- A A+

A mídia exterior da cidade de Porto Alegre : a trajetória do meio durante o século XX até os dias atuais

.

A mídia exterior da cidade de Porto Alegre : a trajetória do meio durante o século XX até os dias atuais

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A mídia exterior da cidade de Porto Alegre : a trajetória do meio durante o século XX até os dias atuais
Autor Schmitt, Tatiâne
Orientador Rodrigues, André Iribure
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Assunto Mídia exterior
Porto Alegre (RS)
[en] Historical perspective of the communication
[en] Outdoor advertising
[en] Porto Alegre
Resumo A presente monografia versa sobre a trajetória da mídia exterior em Porto Alegre, através da perspectiva histórica da Comunicação. Num primeiro momento, é analisada a relação histórica entre o capitalismo e a publicidade nacionais, evidenciando o fato de que esta teve sua gênese atrelada àquele sistema econômico. A seguir, interrelacionamse elementos da industrialização brasileira com as fases da publicidade e do marketing no país. Feita essa contextualização inicial, parte-se para a descrição da história e dos aspectos evolutivos da mídia exterior no mundo e no Brasil, discutindo-se também conceituações e particularidades do meio. Por fim, é realizada a sistematização da pesquisa referente à trajetória da mídia externa de Porto Alegre, assim como a análise acerca dos elementos que foram primordiais para sua institucionalização.
Abstract The present monograph deals with the history of the outdoor advertising in Porto Alegre, through the historical perspective of the Communication. In a first moment, the historic relation among the capitalism and the national advertising is analyzed, highlighting the fact that it had its genesis coupled up to that economical system. After this, the elements of the Brazilian industrialization are interrelated with the periods of the advertising and the marketing in the country. Based on this initial contextualization, it follows to the description of the history and the evolutionary aspects of the outdoor advertising in the world and in Brazil and also discussing about conceptualizations and particularities of the media. Finally, it is realized the systematization of the research referent to the history of the outdoor advertising of Porto Alegre, as well as the analysis about the elements that were primary for its institutionalization.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/27886
Arquivos Descrição Formato
000767970.pdf (4.308Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.