Repositório Digital

A- A A+

A totemização das mercadorias : aspectos do consumo e do neotribalismo

.

A totemização das mercadorias : aspectos do consumo e do neotribalismo

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A totemização das mercadorias : aspectos do consumo e do neotribalismo
Autor Olsson, Rodrigo Rutkoski
Orientador Jacks, Nilda Aparecida
Co-orientador Piedras, Elisa Reinhardt
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Assunto Consumo
Sociedade de consumo
Resumo A partir da metáfora do neotribalismo e de aspectos relacionados com o consumo, discute-se a proposta das mercadorias, em seu sentido amplo, serem o “operador totêmico” da sociedade presente. Com relação a isso, o objetivo deste trabalho é desenvolver uma discussão teórica para fundamentar a conjectura da totemização que certas mercadorias apresentam para determinados microgrupos sociais. Nesse sentido, interessa-se responder, com base na teoria do neotribalismo, se a concepção das mercadorias como os atuais operadores totêmicos é a melhor forma de contemplar a representação que tais “objetos” possuem aos indivíduos e as “neotribos”. Destarte, depois de construídas as relações dos tópicos “consumo”, “neotribalismo”, “totemismo”, observa-se que o consumo pode ser entendido como um sistema de classificação, semelhante à metáfora do totemismo, sendo que agora as neotribos se apropriam das mercadorias (não mais dos objetos da ordem da natureza) para se classificarem em função de uma lógica de afinidade e sentimentos compartilhados. Assim, as mercadorias são classificadas e, com efeito, passam a classificar os indivíduos reciprocamente.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/27887
Arquivos Descrição Formato
000767982.pdf (613.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.