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Teasers : imagens que provocam a utilização do teaser de cartaz na saga Star Wars frente ao imaginário do público pós-moderno

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Teasers : imagens que provocam a utilização do teaser de cartaz na saga Star Wars frente ao imaginário do público pós-moderno

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Título Teasers : imagens que provocam a utilização do teaser de cartaz na saga Star Wars frente ao imaginário do público pós-moderno
Autor Viana, Bruno Mariante
Orientador Prytoluk, Andre Luis
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Assunto Cartaz de cinema
Marketing
[en] Imaginarium
[en] Movie marketing
[en] Poster
[en] Star Wars
[en] Teaser
Resumo Sob o título de “Teaser – Imagens que provocam. A utilização do teaser de cartaz na saga Star Wars frente ao imaginário do público pós-moderno”, o estudo tem como propósito academico analisar a ferramenta “teaser de cartaz” como recurso de divulgação da sequência filmíca Star Wars de acordo com o imaginário do indivíduo pós-moderno. Com base neste objetivo, os posteres de divulgação da série foram verificados através de dados bibliograficos baseados no imaginário, na pós-modernidade, no marketing cinematográfico e na publicidade e propaganda. Para sustentação teórica do presente trabalho foram utilizados autores como: Juremir Machado da Silva (2006), Durand (1997), Lacan (1999), Maffesoli (2001), Lipovetsky (2004), Morin (1969), Baudrillard (1995), Kotler e Armstrong (2003), Sampaio (2003), Luzzi (2001), Selonk (2007), Harper (2008), Soares (2004), entre outros, além de material promocional gráfico, incluindo cartazes utilizados para estudo de caso e análise, divulgadas entre 1976 e 2007.
Abstract Under the title “Teaser – Images that tease. The use of teaser posters in the Star Wars saga targeting the imaginarium of post-modern individuals”, the study analyzes the “teaser poster” marketing tool as a mean of promoting the Star Wars films, according to imaginarium and post-modernity concepts. Based on these objectives, the use of “teaser posters” was analyzed through bibliographic research, focusing on concepts of imaginarium, post-modernity, advertising and movie marketing. As theoretical support for this study the following authors were used: Silva (2006), Durand (1997), Lacan (1999), Maffesoli (2001), Lipovetsky (2004), Morin (1969), Baudrillard (1995), Kotler and Armstrong (2003), Sampaio (2003), Luzzi (2001), Selonk (2007), Harper (2008), Smith (2004), and others. To complete the analytical process were also verified the main graphic promotional material, including theatrical and teaser posters released between 1976 and 2007.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/27890
Arquivos Descrição Formato
000767998.pdf (3.867Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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