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Construção de conceitos de matemática via projetos de aprendizagem

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Construção de conceitos de matemática via projetos de aprendizagem

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Título Construção de conceitos de matemática via projetos de aprendizagem
Autor Mattos, Eduardo Britto Velho de
Orientador Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Data 2010
Nível Mestrado profissional
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática.
Assunto Aprendizagem : Matematica
Construtivismo : Matematica
Currículo : Educação básica
[en] Constructivism
[en] Curriculum
[en] Learning projects
[en] Mathematics learning
[es] Aprendizaje de matemática
[es] Constructivismo
[es] Curriculum
[es] Proyectos de aprendizaje
Resumo Nesta dissertação desenvolvemos e analisamos uma proposta de ensino-aprendizagem de matemática para alunos de sexta série do ensino fundamental, com base nas pesquisas e inovações realizadas no Laboratório de Estudos Cognitivos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (LEC/UFRGS) – com a coordenação da professora Léa da Cruz Fagundes – e nas experiências desenvolvidas no Projeto Amora do Colégio de Aplicação dessa universidade (Projeto Amora/CAp/UFRGS), todas focadas no desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem com uso dos recursos digitais oferecidos pelas novas tecnologias de informação e comunicação e à luz da teoria psicogenética de Jean Piaget. Na proposta, alunos da sexta série do ensino fundamental desenvolvem Projetos de Aprendizagem como estratégia pedagógica das aulas de matemática e, com eles, constroem as suas aprendizagens de matemática. Por consequência, o currículo de matemática desses alunos é constituído pelas construções conceituais de matemática impulsionadas pelo desenvolvimento dos seus Projetos de Aprendizagem. Analisamos as aprendizagens de matemática dos alunos envolvidos nesta investigação e comparamos com as sequências curriculares tradicionalmente propostas para a mesma etapa escolar, concluindo que as construções conceituais de matemática via Projetos de Aprendizagem superam as listas de conteúdos tradicionalmente propostas. Analisamos, também, se a proposta contribui para uma mudança de postura e atitude dos alunos frente à matemática e à aprendizagem escolar. Concluímos que os alunos desenvolvem uma postura investigativa e passam a utilizá-la ao encarar os desafios matemáticos e que as suas atitudes são positivas, demonstrando alegria e realização ao aprender matemática Expomos, por fim algumas repercussões deste estudo, entre elas a reestruturação curricular das séries finais do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Paul Harris de São Leopoldo/RS, a qual passou a desenvolver Projetos de Aprendizagem como estratégia pedagógica vinculada a todas as áreas de conhecimento privilegiadas pela escola. Os resultados decorrentes deste estudo apresentam possibilidades de aplicação em diversas áreas de conhecimento e etapas letivas. Com o objetivo de amplificar essas repercussões, construímos um conjunto de orientações e sugestões para o desenvolvimento de Projetos de aprendizagem, o qual poderá ser utilizado por educadores sem a necessidade de recorrer a qualquer outra parte desta dissertação.
Abstract In this dissertation we developed and analyzed a proposal of mathematics teaching-learning to the sixth grade pupils of the Basic Teaching, based on the search and innovations realized in the Laboratory of Cognitive Studies of the Federal University of Rio Grande do Sul (LEC/UFRGS) – under the coordination of Professor Léa da Cruz Fagundes – and on the experiences developed by the Amora Project of the Aplicação School, of this University (Amora Project/CAp/UFRGS), all focused in the development of Learning Projects, using the digital resources offered by the new technologies of information and communication and an overall view of the psychogenetic theory of Jean Piaget. In the proposal, students of the sixth grade of the basic teaching developed Learning Projects as a Pedagogic Strategy for the mathematics classes and, with them, the students will build their own mathematics learning. Consequently, the mathematics curriculum of these students are constituted by the conceptual constructions of mathematics driven by the development of their Learning Projects. We analyzed the students’ mathematics learning involved in this investigation, and compared with the curricular sequences traditionally proposed for the same school stage, concluding that mathematics conceptual constructions by learning Projects surpass the lists of contents traditionally proposed. We also analyze, if the proposal contributes to a change of posture and attitude of the students towards mathematics and the school learning. We came to the conclusion that the pupils develop an investigative posture and start to use it while facing the mathematical challenges and that their attitudes are positive, demonstrating joy and realization while learning mathematics. Finally, we expose some repercussions of this study, like the school curriculum restructuration in the final grades of the basic teaching in the Municipal School of Fundamental Teaching – Paul Harris in São Leopoldo/RS, which started to develop Learning Projects as Pedagogic Strategy linked to all the knowledge areas privileged by the school. The results deriving from this study, presents, means of application in several areas of knowledge and school stages. With the objective to amplify these repercussions, we build a set of orientation and suggestions for the development of Learning Projects, which will be able to be used by educators without the necessity of resorting to any other part of this dissertation.
Resumen En esta tesis desarrollamos y analizamos una propuesta para la enseñanzaaprendizaje de las matemáticas para los estudiantes de sexto grado de la escuela primaria (enseñanza fundamental básica), basada en las investigaciones e innovaciones realizadas en el Laboratorio de Estudios Cognitivos de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul (LEC/UFRGS) – con la coordinación de la profesora Léa da Cruz Fagundes – y en las experiencias desarrolladas en el proyecto Amora del Colegio de Aplicação de esta universidad. (Proyecto Amora/CAp/UFRGS), todas enfocadas en el desarrollo de Proyectos de aprendizaje con el uso de los recursos digitales que son ofrecidos por las nuevas tecnologías de Información y Comunicación y a la luz de la teoría psicogenética de Jean Piaget. En la propuesta, alumnos del sexto grado de la enseñanza primaria desarrollan Proyectos de Aprendizaje como una estrategia pedagógica de las aulas de matemáticas y, con ellos, construyen sus aprendizajes de matemática. En consecuencia, el curriculum de matemáticas de estos alumnos se constituye por las construcciones conceptuales de matemática impulsadas por el desarrollo de sus Proyectos de Aprendizaje. Analizamos los aprendizajes de matemáticas de los estudiantes implicados en esta investigación, y comparamos con las secuencias curriculares propuestas tradicionalmente para el mismo nivel escolar, concluyendo que las construcciones conceptuales de matemática por la vía de Proyectos de Aprendizaje superan a las listas de contenidos tradicionalmente propuestos. También hemos analizado si la propuesta contribuyó para un cambio de postura y actitud de los alumnos frente a la matemática y al aprendizaje escolar. Se concluyó que los estudiantes desarrollan una actitud de investigación y empezaron a usarla para hacer frente a los desafíos matemáticos, y sus actitudes son positivas demostrando alegría y realización con el aprendizaje de las matemáticas. Por fin, exponemos algunas repercusiones de este estudio, tales como la reestructuración curricular de los últimos grados de La enseñanza primaria de La Escuela Municipal de Educación Fundamental Paul Harris de São Leopoldo/RS, que pasó a desarrollar Proyectos de Aprendizaje como estrategia pedagógica vinculada a todas las áreas de conocimiento privilegiadas por la escuela. Los resultados consecuentes de este estudio presentan posibilidades de aplicación en diversas áreas de conocimiento y etapas lectivas. Con el objetivo de amplificar esas repercusiones, construimos un conjunto de orientaciones y sugestiones para el desarrollo de Proyectos de aprendizaje, que podrá ser utilizado por educadores sin la necesidad de recurrir a cualquier otra parte de esta disertación.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/27896
Arquivos Descrição Formato
000767354.pdf (11.47Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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