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A estrela-guia de cada pé : articulações culturais por trás do consumo da marca Converse All Star

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A estrela-guia de cada pé : articulações culturais por trás do consumo da marca Converse All Star

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Título A estrela-guia de cada pé : articulações culturais por trás do consumo da marca Converse All Star
Autor Noronha, Lúci Grace Rodrigues
Orientador Machado, Maria Berenice da Costa
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Assunto Consumo
Converse All Star (Marca)
[en] Consumption
[en] Converse All Star
[en] Cool
[en] Culture
[en] Globalization
[en] Identity
[en] Postmodernity
Resumo Este estudo se propõe a refletir sobre as articulações culturais contidas na marca Converse All Star diante do seu sucesso mundial e sobre um público cada vez mais diversificado. Mais do que um aspecto econômico, a expansão mundial da marca se deve à apropriação de universos culturais comuns ao público jovem, traduzindo formas de aproximação com os consumidores. Cultura, globalização, modernidade e pós-modernidade reúnem os valores que orientam o cotidiano e a identidade deste consumidor. Gostar e consumir o que vem dos universos culturais é relacionado ao cool, revelando os novos padrões da sociedade pós-moderna. Os universos culturais com os quais a marca se associa interferem nos significados que lhes são agregados e com os quais a marca se reinventou. Através de suas ações de marketing, a Converse All Star reflete um posicionamento que faz dela cool e capaz de reproduzir uma espécie de cooltura jovem entre a sociedade consumidora.
Abstract The present essay focuses on the cultural articulations within the Converse All Star brand, before its worldwide success on an increasingly diverse audience. More than an economic perspective, the brand's global expansion is due to common understanding of cultural backgrounds at a young audience, developing into closer ties with consumers. Culture, globalization, modernity and postmodernity meet the principles that guide the daily life and identity of this consumer. Enjoying and consuming what comes from these cultural worlds is related to cool, revealing new patterns of post-modern society. The cultural backgrounds to which the brand is associated interfere in the meanings they are related to and through which the brand has reinvented itself. Throughout its marketing campaings, the Converse All Star brand reflects a positioning that makes it cool and capable of producing a sort of young "coolture" amongst the consumer society.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/27901
Arquivos Descrição Formato
000768057.pdf (3.260Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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