Repositório Digital

A- A A+

A web como ferramenta de comunicação da ONG WWF Brasil

.

A web como ferramenta de comunicação da ONG WWF Brasil

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A web como ferramenta de comunicação da ONG WWF Brasil
Autor Schavinski, Mauricio Schneider
Orientador Prytoluk, Andre Luis
Co-orientador Pieniz, Mônica
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Assunto Ciberativismo
WWF-Brasil.
Resumo Este trabalho foi realizado a partir do interesse nas transformações decorridas do desenvolvimento da Web e das ferramentas por esta disponibilizadas no relacionamento entre os indivíduos e entre estes e as organizações, com um olhar ligado à Comunicação Social - Publicidade e Propaganda voltada ao terceiro setor. Tem como objeto empírico de estudo a Organização Não Governamental (ONG) WWF Brasil, com foco na sua presença na Web. Para fundamentar a análise, serão abordados conceitos considerados importantes para a compreensão da atuação de uma ONG no ciberespaço, tais como: os recursos presentes na Web, que possibilitam maior interação e acesso à informação; as características da geração Y, habituada à tecnologia e à colaboração; os movimentos sociais manifestados na Web – ciberativismo. A fim de estabelecer o panorama geral da comunicação da ONG com o público na Web, o presente estudo verifica a evolução do portal do WWF Brasil, o teor do conteúdo divulgado pela ONG on-line e a imagem da organização de acordo com as manifestações dos interagentes, através da combinação de preceitos das técnicas de análise da evolução dos portais organizacionais (STASIAK, 2008), Análise de conteúdo (FONSECA JÚNIOR, 2005) e Auditoria de Imagem (BUENO, 2005), respectivamente. Serão apresentados os resultados deste panorama, que apontam para uma evolução significativa nas informações e nos recursos tecnológicos utilizados pela ONG em seu portal, para a divulgação de conteúdo predominantemente informativo por parte da organização e para uma imagem positiva do WWF Brasil, de ONG competente e com credibilidade, perante seu público. As considerações finais apresentam esclarecimentos quanto ao processo de pesquisa e constatações e desafios encontrados ao longo do trabalho.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/27904
Arquivos Descrição Formato
000768062.pdf (1.068Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.