Repositório Digital

A- A A+

Narração e jornalismo : o narrador na “esquina” de Piauí

.

Narração e jornalismo : o narrador na “esquina” de Piauí

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Narração e jornalismo : o narrador na “esquina” de Piauí
Autor Crestani, Jaqueline
Orientador Golin, Cida
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Assunto Narrativa jornalística
Piauí (Revista). Esquina
Resumo Este trabalho tem como tema o narrador da seção esquina da revista piauí e as suas estratégias textuais, bem como o modo que se dá a interlocução que atrai leitores ao segmento. Nosso objetivo consiste em analisar este narrador colaborando para o desenvolvimento da discussão sobre o narrador-jornalista e as possibilidades de enriquecimento literário das narrativas jornalísticas. Para isto, utilizamos preceitos da narratologia fundamentados em Yves Reuter e Luiz Gonzaga Motta, cujas proposições de análise definiram as categorias aplicadas ao nosso corpus. Este foi composto por sete reportagens publicadas entre janeiro e julho deste ano na seção. Através da análise, percebemos características marcantes deste narrador: ele parece o mesmo em todas as narrativas e tenta permanentemente comunicar-se com o seu narratário por meio do humor. Chama atenção o seu caráter irônico e uma espécie de posicionamento superior em relação ao que narra. É possível afirmar que, marcado pela opinião, este narrador mostrou-se claramente editorializado.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/27910
Arquivos Descrição Formato
000767903.pdf (9.256Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.