Repositório Digital

A- A A+

Validação de conteúdo de indicadores dos resultados de enfermagem para o diagnóstico déficit no autocuidado banho

.

Validação de conteúdo de indicadores dos resultados de enfermagem para o diagnóstico déficit no autocuidado banho

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Validação de conteúdo de indicadores dos resultados de enfermagem para o diagnóstico déficit no autocuidado banho
Autor Menna Barreto, Luciana Nabinger
Orientador Almeida, Miriam de Abreu
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Curso de Enfermagem.
Assunto Autocuidado
Avaliação de resultados (cuidados de saúde)
Banhos
Diagnóstico de enfermagem
Processos de enfermagem
Resumo INTRODUÇÃO: No hospital, campo deste estudo, trabalha-se com o processo de enfermagem (PE) informatizado com base nos diagnósticos de enfermagem (DE) da NANDA International e nas intervenções da Nursing Interventions Classification (NIC). Entretanto, os resultados alcançados pelo paciente não são mensurados a partir de critérios pré-estabelecidos. A aplicação da Nursing Outcomes Classification (NOC) permite que o enfermeiro monitore a melhora, a piora ou a estagnação do estado do paciente durante um período de cuidado. OBJETIVO: Validar o conteúdo dos indicadores de cinco Resultados de Enfermagem (RE) NOC validados em estudo anterior, para o DE Déficit no Autocuidado: banho. MÉTODO: Estudo descritivo e transversal do tipo validação de conteúdo, descrito por Fehring, realizado nas unidades de internação cirúrgica, clínica e de tratamento intensivo de um hospital universitário. A amostra foi intencional mediante convite e foi constituída por oito enfermeiros peritos. A coleta de dados foi realizada utilizando-se instrumento contendo os indicadores dos RE propostos na NOC para o diagnóstico citado. A análise dos dados foi pela estatística descritiva, utilizando-se a média ponderada das notas atribuídas pelos peritos, para cada indicador. Definiu-se o ponto de corte em 0,80. Projeto aprovado. RESULTADOS: Para o RE Autocuidado: banho são propostos 14 indicadores dos quais quatro (28,57%) foram validados. Para o RE Autocuidado: higiene são propostos 15 indicadores dos quais três (20,00%) foram validados. Para o RE Autocuidado: atividades da vida diária são propostos 11 indicadores, dos quais três (27,28 %) foram validados. Em contraponto, para o RE Autocuidado: higiene oral, que possui 7 indicadores propostos, e o para o RE Nível de dor, que possui 22 indicadores propostos, nenhum dos indicadores foi validado pelos enfermeiros peritos. Desta forma, dos 69 indicadores propostos para os 5 resultados validados para o DE Déficit no Autocuidado: banho 10 (14,49%) indicadores foram validados. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Espera-se aprofundar o conhecimento da NOC e obter subsídios para qualificar o PE informatizado, bem como o cuidado de enfermagem prestado.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/27929
Arquivos Descrição Formato
000768037.pdf (254.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.