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Determinação do fator de saturação e recuperação de vapores nas operações de carregamento de derivados de petróleo

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Determinação do fator de saturação e recuperação de vapores nas operações de carregamento de derivados de petróleo

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Título Determinação do fator de saturação e recuperação de vapores nas operações de carregamento de derivados de petróleo
Autor Allgayer, Marcelo Lameira
Orientador Beyer, Paulo Otto
Data 2010
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica.
Assunto Compostos orgânicos voláteis
Petróleo : Transporte
Resumo As operações de carga e descarga de petróleo e seus derivados, nas diferentes modalidades de transporte, resultam num elevado índice de vaporização. Estes vapores são os Compostos Orgânicos Voláteis (COV). Os COV juntamente com os óxidos de nitrogênio (NOx) formam o smog fotoquímico. Para reduzir a formação do smog fotoquímico, os Estados Unidos e a União Européia reformularam suas legislações ambientais e estabeleceram novos limites de emissões para os COV. A partir disto iniciou-se uma série de estudos nos países desenvolvidos que permitiram, por exemplo, aos Estados Unidos através da Agência de Proteção Ambiental, entidade de estudos que trata das questões ambientais, criarem a EPA AP-42 que é um conjunto de normas que permitem estimar as emissões nas operações de carga e descarga de petróleo e seus derivadospt. No Brasil, por falta de uma legislação mais rigorosa, este tema é pouco conhecido, inclusive pelas muitas variáveis envolvidas tais como: origem do petróleo, processos de obtenção dos derivados, características dos produtos entre outros, se faz necessária a criação de uma metodologia estimativa de geração de COV própria. Neste trabalho, é apresentada uma metodologia para determinação do Fator de Saturação e Recuperação de gasolina C em um terminal de carregamento dotado de Unidade de Recuperação de Vapor. Além disto verifica-se que o investimento em uma unidade de recuperação de vapores é economicamente viável, além da redução das emissões de COV para a atmosfera.
Abstract The loading and unloading of oil and its derivatives in different modes of transport, results in a high rate of vaporization. These vapors are called Volatile Organic Compounds VOCs, that with oxides of nitrogen (NOx) forms the photochemical smog. In order to reduce the formation of photochemical smog, the United States and the European Union restated its environmental laws and set new emission limits for VOCs. Then it was began a series of studies in developed countries, for example, in the United States by the Environmental Protection Agency, an organization of studies dealing with environmental issues. As a result was created the EPA AP-42, which is a set of rules that allow to estimate the emissions during loading and unloading of oil and its derivatives. In Brazil the lack of a strict legislation on this subject, even by many variables such as origin of oil, the procedures for obtaining derivatives, characteristics, composition, among others, is needed to create an estimation methodology itself. In this work, despite its complex and difficult composition, with more than 300 three hundred substances, we present a methodology for determining the saturation factor and recovery of gasoline C at loading terminals equipped with Vapor Recovery Unit. Furthermore it is verified that an implementation of a vapor recovery unit is a viable economic investment.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/27937
Arquivos Descrição Formato
000766709.pdf (2.858Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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