Repositório Digital

A- A A+

Construção e avaliação do hipervídeo como ferramenta auxiliar para aprendizagem de cirurgia

.

Construção e avaliação do hipervídeo como ferramenta auxiliar para aprendizagem de cirurgia

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Construção e avaliação do hipervídeo como ferramenta auxiliar para aprendizagem de cirurgia
Autor Tiellet, Claudio Afonso Baron
Orientador Lima, Jose Valdeni de
Co-orientador Reategui, Eliseo Berni
Data 2010
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação.
Assunto Ambiente de aprendizagem
Ambiente virtual
Informática na educação
Resumo Na busca de formas alternativas com vistas à aprendizagem de cirurgia veterinária, em substituição ao uso de animais vivos não humanos, e hoje proibidos por lei, o Hipervídeo é considerado um promissor candidato como uma ferramenta de auxilio ao aprendizado. O vídeo como meio de comunicação visual, dinâmico e combinado com áudio, se constitui num poderoso meio de comunicação. Aumenta o realismo e a autenticidade em ambientes de aprendizagem computadorizados. Através de recursos interativos adicionados nos vídeos, são exploradas outras mídias relacionadas aos conteúdos apresentados, aumentando a retenção mnemônica. Alinha-se, portanto, às teorias pedagógicas que defendem a importância da autonomia do sujeito nos processos de aprendizagem. O Hipervídeo pode, então, apoiar a criação de um ambiente rico e realista para aprendizagem, através do acesso interativo, construção e comunicação do conhecimento em cirurgia veterinária. Esta tese trata da avaliação de um ambiente Hipervídeo desenvolvido para apoiar a aprendizagem de cirurgia veterinária. O projeto foi desenvolvido com base em teorias cognitivas e meios de comunicação. A avaliação foi baseada na utilização do Hipervídeo por estudantes de medicina veterinária para aprenderem a realizar cirurgias, a fim de testar a sua eficácia na substituição de aprendizagem e formação, com animais vivos. Os resultados confirmam a hipótese, mostrando o potencial do Hipervídeo como uma ferramenta valiosa e eficaz para apoiar a aprendizagem da técnica cirúrgica.
Abstract Searching for alternative methods of learning in the veterinary surgery arena, in which the use of live animals is strictly regulated, the hypervideo is now considered a promising candidate as an instrument to facilitate the learning process. The dynamics of the video as a means of visual communication, combined with audio, constitutes in a powerful communication tool because it enhances the realism and authenticity in computer-based learning environments. Through interactive features added to the videos, other forms of media related to content submitted are explored, enhancing the mnemonic absorption. It corroborates teaching theories that advocate the importance of subject autonomy in the learning process. The hypervideo can then support the creation of a rich and realistic learning environment through interactive access, construction and communication of the knowledge in veterinary surgery. This research aims to evaluate the environment of hypervideo developed to help and facilitate the learning of veterinary surgery. The project was developed based on cognitive theories and the computer? media. The evaluation was based on the use of hypervideo for veterinary medicine undergraduate students to learn to perform surgery in order to test its effectiveness in replacing the learning and training experience with live animals. The results confirmed the hypothesis, showing the potential of hypervideo as a valuable and effective support method for learning the surgery techniques.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/27967
Arquivos Descrição Formato
000767567.pdf (3.128Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.