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Instalações interativas computacionais : exercícios de contemplação interfaceada de sensações

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Instalações interativas computacionais : exercícios de contemplação interfaceada de sensações

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Título Instalações interativas computacionais : exercícios de contemplação interfaceada de sensações
Autor Coelho, Alberto d'Avila
Orientador Rey, Sandra Terezinha
Data 2009
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.
Assunto Arte : Filosofia
Arte contemporânea
Arte interativa
Artemídia
instalacao interatica compu
Instalação interativa computacional
Tecnologia digital : Arte
[en] Body and sensations (affects/ perceptions)
[en] Interactive installation through computer
[en] Interfaced contemplation
Resumo A pesquisa aborda experiências estéticas realizadas com Instalações Interativas Computador (IIC), produtos de uma Artemídia que estão em pleno desenvolvimento. A idéia central é produzir um pensamento sobre o funcionamento da interatividade com interfaces digitais em mundos virtuais produzidos como arte, na perspectiva de fundamentar exercícios de uma contemplação interfaceada de sensações, processados por um corpo-interator a partir de sua interação com o entorno. Coloca-se em trabalho o conceito de contemplação estética encaminhando uma abordagem que permita compreender sua compatibilidade com as tecnologias digitais, longe da dicotomia ativo x passivo e fundamentada no conceito de arte como um bloco de sensações, composto de afectos e perceptos. A hipótese principal funda-se na noção de contemplação como contração de sensações, segundo Gilles Deleuze e Felix Guattari, autores que compõem as filosofias da diferença.
Abstract The thesis presented here deals with aesthetic experiences done using Interactive Installations through Computer (IIC), products of a Media Art that are at the peak of their development. The main idea is to produce a thought about the dynamics of the interactivity with digital interfaces in virtual worlds produced as art, in a prospect of substantiating the practice of an interfaced contemplation of sensations, dealt by an interactive-body from its interaction with the installation. We deal with the concept of aesthetic contemplation following an approach that allows an understanding of its compatibility with digital technologies, far from the dichotomy active x passive and based on the concept of art as a set of sensations composed by affects and perceptions. The main hypothesis is based on the notion of contemplation as a contraction of sensations, according Gilles Deleuze and Felix Guattari, authors that make part of the philosophies of the difference.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/28006
Arquivos Descrição Formato
000768001.pdf (4.011Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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