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Intersecções entre gestão do conhecimento, relações públicas e espaços virtuais de interação : a experiência da plataforma Fiat Mio

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Intersecções entre gestão do conhecimento, relações públicas e espaços virtuais de interação : a experiência da plataforma Fiat Mio

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Título Intersecções entre gestão do conhecimento, relações públicas e espaços virtuais de interação : a experiência da plataforma Fiat Mio
Autor Moura, Cinara Martim de
Orientador Carvalho, Helenice
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Assunto Ciberespaço
Gestão do conhecimento
Relações públicas
[en] Interaction
[en] Knowledge management
[en] Relationship
[en] Virtual spaces
Resumo Esta pesquisa tem por objetivo elucidar algumas particularidades da Gestão do Conhecimento em ambientes virtuais, a partir da análise da plataforma virtual Fiat Mio. Discute o conceito de gestão do conhecimento e as competências dos profissionais de Relações Públicas na gestão dos relacionamentos no ciberespaço, com foco na aquisição e no desenvolvimento dos saberes organizacionais. Também aborda a transição paradigmática na Gestão do Conhecimento, ao posicionar públicos anteriormente desconsiderados como catalisadores da expertise organizacional. Nesse sentido, o ciberespaço, enquanto locus social, potencializa essa possibilidade ao dar visibilidade às percepções dos interagentes. A partir da revisão teórica, a pesquisa inspirou-se no método da netnografia, para interação na plataforma, e valeu-se da análise do conteúdo gerado por essas interações. Quer-se insistir, de uma maneira geral, que o zelo pelos relacionamentos pode ser um diferencial na gestão do conhecimento organizacional, perpassando pelas habilidades dos relações públicas, sobretudo pesquisa, monitoramento e avaliação. A tríade Gestão do Conhecimento – espaços virtuais de interação – Relações Públicas consolida-se como possibilidade menos pragmática e mais humana das relações públicas, ratificada pelo estudo da plataforma Fiat Mio.
Abstract This research aims to elucidate some Knowledge Management peculiarities in virtual environments by analyzing Fiat Mio virtual platform. It discusses knowledge management concept and PR professional’s skills at relationships management in cyberspace, focused on organizational knowledge acquisition and development. It also approaches the paradigmatic Knowledge Management transition by positioning previously ignored people as catalysts of organizational expertise. In this sense, the cyberspace as a social locus enhances this possibility by giving visibility to the interlocutor’s perceptions. From the theoretical review, the methodology used was the netnography, for platform interaction, and the analysis of generated content by these interactions. This research desires to persist, generally, that the zeal for relationships can be a differential on organizational knowledge management, passing through public relations skills, especially research, monitoring and evaluation. The triad Knowledge Management - virtual spaces interaction - Public Relations consolidates itself as a possibility less pragmatic and more human of public relations, proved by the study of Fiat Mio platform.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/28009
Arquivos Descrição Formato
000767556.pdf (1.856Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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