Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGirardi, Ilza Maria Tourinhopt_BR
dc.contributor.authorQuevedo, Elisiane da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2011-03-10T05:59:31Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/28011pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como tema a comunicação dos pedintes e vendedores do metrô que liga Porto Alegre a uma parte de sua região metropolitana. O objetivo é, por meio de um estudo de características etnográficas, identificar e analisar as estratégias de comunicação utilizadas por esses indivíduos para persuadir, comover e despertar a solidariedade dos passageiros do metrô. Foram descritas e analisadas a atuação de dez pedintes dentro dos vagões e, a partir daí, como base no referencial teórico e em dados obtidos por meio da observação participante, produzida uma reflexão a respeito das formas de comunicação utilizadas por pedinte e vendedores dentro dos vagões do metrô. Nas considerações finais, salienta-se a importância da coerência do discurso e da sua adequação a imagem do pedinte ou vendedor.pt_BR
dc.description.abstractThis work has as subject the beggars and sellers on the subway that connects Porto Alegre to parts of its metropolitan area. The objective is, through a study of ethnographic characteristics, to identify and analyze the communication strategies used by these individuals to persuade, touch and arouse solidarity among the subway passengers. The actions of ten beggars inside the wagons were described, and from that, having as basis the theoretic references and data obtained through observation of the writer, a reflexion about the communication strategies used by beggars and sellers inside the subway wagons was produced. On the final considerations, the importance of speech coherence and its adequacy to the beggar's or seller's image is underlined.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBeggaren
dc.subjectEstratégia de comunicaçãopt_BR
dc.subjectMendicânciapt_BR
dc.subjectSelleren
dc.subjectSubwayen
dc.subjectCommunication strategiesen
dc.titleA fala e aparência do necessitado : estratégias de comunicação utilizadas pelos pedintes e vendedores do metrôpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000767658pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Jornalismopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples