Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWeber, Maria Helenapt_BR
dc.contributor.authorFattore, Carlos Eduardopt_BR
dc.date.accessioned2011-03-10T05:59:33Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/28020pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho se propõe a verificar como é feita a comunicação em um clube de futebol brasileiro, neste caso, o Sport Club Internacional, de Porto Alegre. Destaca o histórico do esporte em âmbito mundial e nacional, relacionando o seu desenvolvimento sob influência de diferentes aspectos, culturais e sociais. Descreve um histórico do clube escolhido para ser estudado e demonstra sua evolução dentro do contexto social brasileiro. Avalia o potencial de mercado existente na explo-ração da “marca” do clube a partir da realização de uma reestruturação que se adapte ao padrão administrativo empresarial do futebol europeu, que serve de modelo aos demais continentes. Indica as ações realizadas pela assessoria de comunicação e pelo departamento de marketing do Internacional no relacionamento com os seus torcedores. Conclui que a aplicação do planeja-mento estratégico de marketing esportivo realizada pelo clube estudado viabiliza a capitalização da paixão e fidelidade do brasileiro ao futebol e à marca do seu time, prática recente no meio esportivo em virtude de um longo período de crise vivenciado em décadas passadas, e pela concepção amadora de administração concernente aos clubes de futebol nacionais. Finaliza des-tacando o êxito do trabalho realizado pelo Sport Club Internacional no campo institucional, que tem reflexo direto no desempenho do time em campo e resulta em reconhecimento mundial como exemplo de gestão esportiva no futebol.pt_BR
dc.description.abstractThis work proposes to verify how the communication is made in a Brazilian football club, in this case, the Sport Club Internacional, of Porto Alegre. Highlights the history of sport world-wide and national, listing its development under the influence of different cultural and social aspects. Describes a history of the club chosen to be studied and demonstrates its evolution within the Brazilian social context. Evaluates the potential existing in the operation of the market "trademark" of Club from the implementation of a restructuring that suits business administra-tive pattern of European football, which serves as a model to other continents. Indicates the actions taken by the Office of communication and Marketing Department of the international relationship with their fans Concludes that the implementation of the strategic planning of sports marketing conducted by Club studied enables the capitalization of Brazilian passion and loyalty to football and the brand of your time, recent practice sports in the middle because of a long period of crisis experienced in past decades, and for design administration respective amateur to national football clubs. Ends highlighting the success of the work done by the Sport Club Internacional in the institutional field, which has direct reflection team performance in the field and results in world recognition as example sports in football management.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFootballen
dc.subjectMarketing esportivopt_BR
dc.subjectSport Club Internacionalen
dc.subjectSport Club Internacionalpt_BR
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectSports marketingen
dc.titleA comunicação no Sport Club Internacionalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000767543pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples