Repositório Digital

A- A A+

O lugar da comunicação na realização da responsabilidade social de institutos/fundações do Rio Grande do Sul

.

O lugar da comunicação na realização da responsabilidade social de institutos/fundações do Rio Grande do Sul

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O lugar da comunicação na realização da responsabilidade social de institutos/fundações do Rio Grande do Sul
Autor Esteves, Graziela Gonçalves
Orientador Baldissera, Rudimar
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Assunto Organizações
Responsabilidade social
Resumo A presente pesquisa parte da seguinte questão fundante: como os institutos/fundações escolhem as práticas de responsabilidade social e qual o papel da comunicação nesse processo? A partir disso, realiza-se revisão bibliográfica sobre os conceitos de responsabilidade social, de interesses organizacionais, de formas de investimento social e o papel da comunicação. Compreende-se que a responsabilidade social de uma organização expressa a sua orientação ao bem-estar social, considerando as necessidades de seus públicos. Nesse sentido, o exercício social praticado pelas organizações pode ser utilizado para ganhos mercadológicos como estratégia empresarial, assim como para os ganhos sociais com os públicos beneficiados. Diversas são as possibilidades de investimento social, bem como as oportunidades para a área de comunicação na responsabilidade social. Com base nisso, realizou-se pesquisa através de questionário com sete institutos/fundações, ligados a empresas no Rio Grande do Sul. Entre as diversas constatações, destaca-se que a área de comunicação tende a ser percebida muito mais como prática de divulgação/promoção do que como outras funções importantes a área, como planejamento e avaliação. Dessa maneira, identifica-se a necessidade de avanços em termos que qualificação no processo de comunicação, assim como de entendimento sobre as dimensões da atividade de comunicação.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/28025
Arquivos Descrição Formato
000767572.pdf (507.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.