Repositório Digital

A- A A+

A contribuição das relações públicas no processo de concentração de empresas

.

A contribuição das relações públicas no processo de concentração de empresas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A contribuição das relações públicas no processo de concentração de empresas
Autor Solano, Juliana Picoral
Orientador Muller, Karla Maria
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Assunto Cultura organizacional
Relações públicas
[en] Enterprise culture
[en] Mergers and acquisitions
[en] Public relations
Resumo O trabalho averigua a possível contribuição das Relações Públicas no processo de Fusões e Aquisição de Empresas (F&A). Ao identificar as principais dificuldades e desafios enfrentados no processo de concentração empresarial, verificar-se a possibilidade do profissional de Relações Públicas operar como elemento estratégico nestas transações. Para isto, buscou-se entender e explicitar os diferentes papéis do profissional de Relações Públicas dentro das empresas, além do embasamento teórico para o entendimento básico do processo de Concentração de Empresas no contexto atual de globalização e sua inserção no cenário econômico brasileiro. Traçando um paralelo entre as atividades tidas como essenciais para o sucesso das integrações empresariais e a função estratégica das Relações Públicas dentro das instituições, é possível entender quais podem ser as contribuições dessa área da comunicação no processo de Concentração de Empresas que vêm dominando o cenário econômico mundial e nacional.
Abstract This paper ascertains the possible contribution of Public Relations in the process of Mergers and Acquisition (M&A). By identifying the main difficulties and challenges faced in the process of companies‟ concentration, it will be possible to verify the ability of the Public Relations professional works as a strategic element in these transactions. In order to do that, we sought to understand and clarify the different roles of Public Relations within the enterprise. Further, we searched the theoretical basis for understanding the basic process of M&A in the current context of globalization and its insertion into the Brazilian economy. Drawing a parallel between the activities regarded as essential to the success of business integration and strategic function of public relations within institutions, it is possible to understand what may be the contributions of this professional in this kind of businesses transaction that has dominated the global and national economic scenario.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/28028
Arquivos Descrição Formato
000767577.pdf (379.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.