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O processo de digitação para violão da Ciaccona BWV 1004 de Johann Sebastin Bach

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O processo de digitação para violão da Ciaccona BWV 1004 de Johann Sebastin Bach

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Título O processo de digitação para violão da Ciaccona BWV 1004 de Johann Sebastin Bach
Autor Alípio, Alisson Cardoso Monteiro
Orientador Wolff, Daniel
Data 2010
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Assunto Digitacao
Melodia polifônica
Violão : Transcrição musical
[en] Classical guitar
[en] Fingering
[en] Motive
[en] Polyphonic melody
[en] Transcription
Resumo Este trabalho trata do processo de digitação para violão da Ciaccona BWV 1004 (original para violino) de Johann Sebastian Bach (1685-1750). O objetivo foi desenvolver uma digitação de mão esquerda capaz de refletir as intenções musicais do presente autor. Para tal, foi estabelecido um modelo de análise, onde a textura musical é dividida e classificada, com base em referenciais teóricos, como: melódica, harmônica, motívica e polifônica. Ao analisar as digitações usadas em transcrições, e compará-las às desta pesquisa, concluímos que se pode ter autonomia para contestar uma digitação grafada, pois ela reflete nada mais que as decisões do seu autor, sejam musicais ou técnicas. A partir disto, podemos deduzir que elas se alteram conforme as nossas próprias decisões.
Abstract This work deals with the process of elaborating guitar fingerings for J. S. Bach’s Ciaccona BWV 1004 (original for violin). The aim was to develop a left hand fingering able to reflect the musical intentions of the present author. To this end, a model of analysis was established, in which the musical texture is divided and classified, based on theoretical references, into the following categories: melodic, harmonic, motivic and polyphonic. By analyzing the fingering used on transcriptions, and comparing it with the results of this research, we conclude that we can question a suggested fingering, because it reflects nothing more than the decisions of its author, whether musical or technical. From this we can deduce that they change according to our own decisions.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/28065
Arquivos Descrição Formato
000767084.pdf (3.260Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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