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Unidades de informação audiovisual nos comerciais varejistas brasileiros e alemães : estudo comparativo entre Casas Bahia, Magazine Luiza, Ponto Frio, Media Markt, Saturn e Euronics

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Unidades de informação audiovisual nos comerciais varejistas brasileiros e alemães : estudo comparativo entre Casas Bahia, Magazine Luiza, Ponto Frio, Media Markt, Saturn e Euronics

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Título Unidades de informação audiovisual nos comerciais varejistas brasileiros e alemães : estudo comparativo entre Casas Bahia, Magazine Luiza, Ponto Frio, Media Markt, Saturn e Euronics
Autor Cunha, Endrigo Valadão da
Orientador Rodrigues, André Iribure
Co-orientador Schmitz, Daniela Maria
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Assunto Anúncio publicitário
Televisão (Comunicação)
Varejo
[en] Advertising
[en] Audiovisual
[en] Retail
Resumo Este trabalho elenca e contabiliza as unidades de informação audiovisual presentes em comerciais de TV de grandes empresas varejistas: as brasileiras Casas Bahia, Magazine Luiza e Ponto Frio, e as alemãs Media Markt, Saturn e Euronics, com o intuito de verificar semelhanças e discrepâncias que permitam identificar elementos definidores de padrões de configuração audiovisual na publicidade varejista. O varejo tem a sua razão de existir na discrepância de sortimento, isto é, na inviabilidade da relação direta entre consumidor e fabricante. Logo, as empresas varejistas fazem este intermédio utilizando-se de várias ferramentas de marketing, entre elas, a publicidade. Apesar de a publicidade brasileira ser definida como de alto contexto, ela submete-se ao risco de pasteurização dos efeitos gráficos. Pretende-se através desta pesquisa formular um sumário com os diversos tipos de unidades de informação audiovisual, para servir de base para pesquisadores e profissionais da área. Como aparato metodológico, inspirou-se nas técnicas da análise de conteúdo e da análise da imagem para obter dados que, junto ao referencial teórico coletado, sustentem as inferências. Pressupõe-se a predominância de itens audiovisuais relacionados à narrativa ficcional nos comerciais alemães e de itens ligados à descrição objetiva da oferta nos comerciais brasileiros.
Abstract This study lists and counts the audiovisual information units which are present in the TV commercials of big retail companies (Casas Bahia, Magazine Luiza and Ponto Frio, from Brazil; Media Markt, Saturn and Euronics, from Germany) in order to verify similarities and discrepancies that allow the identification of those defining elements of patterns in the audiovisual configuration of retail advertisement. Retail finds its reason to exist in the discrepancy of assortment, namely, the impracticability of a direct relation between consumer and manufacturer. Therefore, the retail companies are their intermediator by using several marketing tools, such as advertising. Despite the fact that Brazilian advertising is defined as a highcontext one, it submits the risk of pasteurization of the graphic effects This research intends to formulate a summary containing various kinds of audiovisual information units, so that it can underpin further researches of students and professionals. The methodological apparatus is inspired by techniques of the content analysis and of the image analysis in order to obtain data which can, in union with the theoretical framework, support inferences. It is presumed that the audiovisual items oriented by a fictional narrative predominate in German ads and the ones oriented by an objective description of the offer predominate in Brazilian ads.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/28069
Arquivos Descrição Formato
000768023.pdf (1.990Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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