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dc.contributor.advisorRodrigues, André Iriburept_BR
dc.contributor.authorCunha, Endrigo Valadão dapt_BR
dc.date.accessioned2011-03-12T06:01:11Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/28069pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho elenca e contabiliza as unidades de informação audiovisual presentes em comerciais de TV de grandes empresas varejistas: as brasileiras Casas Bahia, Magazine Luiza e Ponto Frio, e as alemãs Media Markt, Saturn e Euronics, com o intuito de verificar semelhanças e discrepâncias que permitam identificar elementos definidores de padrões de configuração audiovisual na publicidade varejista. O varejo tem a sua razão de existir na discrepância de sortimento, isto é, na inviabilidade da relação direta entre consumidor e fabricante. Logo, as empresas varejistas fazem este intermédio utilizando-se de várias ferramentas de marketing, entre elas, a publicidade. Apesar de a publicidade brasileira ser definida como de alto contexto, ela submete-se ao risco de pasteurização dos efeitos gráficos. Pretende-se através desta pesquisa formular um sumário com os diversos tipos de unidades de informação audiovisual, para servir de base para pesquisadores e profissionais da área. Como aparato metodológico, inspirou-se nas técnicas da análise de conteúdo e da análise da imagem para obter dados que, junto ao referencial teórico coletado, sustentem as inferências. Pressupõe-se a predominância de itens audiovisuais relacionados à narrativa ficcional nos comerciais alemães e de itens ligados à descrição objetiva da oferta nos comerciais brasileiros.pt_BR
dc.description.abstractThis study lists and counts the audiovisual information units which are present in the TV commercials of big retail companies (Casas Bahia, Magazine Luiza and Ponto Frio, from Brazil; Media Markt, Saturn and Euronics, from Germany) in order to verify similarities and discrepancies that allow the identification of those defining elements of patterns in the audiovisual configuration of retail advertisement. Retail finds its reason to exist in the discrepancy of assortment, namely, the impracticability of a direct relation between consumer and manufacturer. Therefore, the retail companies are their intermediator by using several marketing tools, such as advertising. Despite the fact that Brazilian advertising is defined as a highcontext one, it submits the risk of pasteurization of the graphic effects This research intends to formulate a summary containing various kinds of audiovisual information units, so that it can underpin further researches of students and professionals. The methodological apparatus is inspired by techniques of the content analysis and of the image analysis in order to obtain data which can, in union with the theoretical framework, support inferences. It is presumed that the audiovisual items oriented by a fictional narrative predominate in German ads and the ones oriented by an objective description of the offer predominate in Brazilian ads.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAdvertisingen
dc.subjectAnúncio publicitáriopt_BR
dc.subjectVarejopt_BR
dc.subjectRetailen
dc.subjectTelevisão (Comunicação)pt_BR
dc.subjectAudiovisualen
dc.titleUnidades de informação audiovisual nos comerciais varejistas brasileiros e alemães : estudo comparativo entre Casas Bahia, Magazine Luiza, Ponto Frio, Media Markt, Saturn e Euronicspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSchmitz, Daniela Mariapt_BR
dc.identifier.nrb000768023pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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