Repositório Digital

A- A A+

A TV universitária como possibilidade para o jornalismo científico : um estudo sobre o programa Multiponto da UFRGSTV

.

A TV universitária como possibilidade para o jornalismo científico : um estudo sobre o programa Multiponto da UFRGSTV

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A TV universitária como possibilidade para o jornalismo científico : um estudo sobre o programa Multiponto da UFRGSTV
Autor Lisbôa, Maria Elisa Swarowsky
Orientador Porcello, Flávio Antônio Camargo
Co-orientador Gadret, Débora Thayane de Oliveira Lapa
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Assunto Jornalismo científico
Multiponto (Programa de televisão)
Televisão universitária (Comunicação)
Resumo O objetivo deste trabalho é verificar de que forma uma TV universitária pode ser um espaço para a prática do Jornalismo Científico. Para desenvolvêlo, analisou-se o conteúdo do Multiponto, um programa produzido pela Unidade Produtora UFRGSTV, instituída em 2005 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O Multiponto foi escolhido para esta pesquisa pelo fato de se propor a desdobrar assuntos que extrapolam o mundo científico e estão relacionados com o cotidiano da população. O aporte teórico utilizado relaciona-se às teorias construcionistas do Jornalismo, às especificidades do Jornalismo Científico conforme o autor brasileiro Wilson da Costa Bueno e as narrativas televisivas. (Continua A partir do estudo das características, dos objetivos e das funções do Jornalismo Científico, foi possível verificar como as contribuições da ciência podem ser comunicadas através da linguagem e da proposta de um meio de comunicação como a TV universitária. A análise mostrou que o Multiponto apresenta as principais características do Jornalismo Científico (universalidade, atualidade, função pedagógica ou social) e, sendo produzido por uma TV universitária, viabiliza a possibilidade de nesta praticarse este ramo do jornalismo.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/28083
Arquivos Descrição Formato
000767935.pdf (762.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.