Repositório Digital

A- A A+

Qualidade de vida dos portadores de úlcera em perna cadastrados nas unidades de saúde do município de Cachoeirinha-RS

.

Qualidade de vida dos portadores de úlcera em perna cadastrados nas unidades de saúde do município de Cachoeirinha-RS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Qualidade de vida dos portadores de úlcera em perna cadastrados nas unidades de saúde do município de Cachoeirinha-RS
Autor Guterres, Leandra Borba
Orientador Bordin, Ronaldo
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina. Curso de Especialização em Saúde Pública.
Assunto Epidemiologia
Extremidade inferior
Qualidade de vida
Saúde pública
Úlcera
Resumo As úlceras de perna são feridas cada vez mais comuns e por isto passaram a ser consideradas um problema de saúde pública, no entanto ainda são escassas as pesquisas quantitativas relacionadas à qualidade de vida deste grupo de pacientes. Por este motivo foi realizado um estudo quantitativo com todos os pacientes portadores de úlcera em perna, cadastrados nas unidades de saúde da família do município de Cachoeirinha (RS) até janeiro de 2010. Este estudo teve como objetivo avaliar a qualidade de vida dos portadores de úlcera em perna, cadastrados nas unidades de saúde do Município de Cachoeirinha-RS. Para a coleta de dados foi utilizado o instrumento WHOQOL-Bref, o qual foi validade no Brasil para avaliar a qualidade de vida. Foram estudados 29 pacientes portadores de ferida em perna com idade entre 28 e 81 anos, sendo 65,5% do sexo feminino. A escolaridade média foi de 3,41 anos de estudo e o tempo de ferida encontrado foi de 13,15 anos em média. Dentre os entrevistados, 79,3% referiram alguma comorbidade, ficando em primeiro lugar a hipertensão arterial seguida do diabetes e da depressão. Quanto ao grau de escolaridade 75,9% apresentavam até quatro anos de estudo. Verificaram-se os seguintes escores: social - 69,5, psicológico - 58,9, ambiental - 52,1 e físico - 41,0. O fato de o domínio físico ter o menor escore aponta para o desenvolvimento de ações de saúde específicas a estes usuários do sistema de saúde.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/28089
Arquivos Descrição Formato
000767443.pdf (597.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.