Repositório Digital

A- A A+

A relação do processo de trabalho de enfermagem com o adoecimento desses profissionais : uma pesquisa bibliográfica

.

A relação do processo de trabalho de enfermagem com o adoecimento desses profissionais : uma pesquisa bibliográfica

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A relação do processo de trabalho de enfermagem com o adoecimento desses profissionais : uma pesquisa bibliográfica
Autor Castilho, Carmen Rejane Neves
Orientador Silva, Jacqueline Oliveira
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina. Curso de Especialização em Saúde Pública.
Assunto Enfermagem
Pessoal de saúde
Saúde pública
Resumo Os profissionais de enfermagem atuam na interface do processo de adoecimento da população e das doenças relacionadas ao trabalho, em que se evidenciam as Lesões por Esforços Repetitivos (LER), os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) e os Transtornos Mentais e Comportamentais, as quais interferem no processo laborativo. Os trabalhadores de enfermagem submetem-se constantemente a condições de trabalhos inadequadas, ocasionando agravos em sua saúde tanto em nível de ordem psíquica como nos sistemas corporais. O estudo teve como objetivo conhecer a temática sobre a relação de trabalho dos profissionais de enfermagem como possível fator gerador de adoecimento, através de pesquisa bibliográfica. Para isso, foi realizada busca nas bases de dados LILACS e SCIELO, da biblioteca virtual de saúde (BVS), com descritores Saúde do Trabalhador, LER/DORT, Transtornos Mentais e Comportamentais, Relações de Trabalho, Enfermagem do Trabalho, no período de 2005 a 2010. Foram selecionados 21 artigos, on line, de livre acesso, no idioma português. Os artigos apontam que a produção científica sobre as questões entre a relação de trabalho dos profissionais de enfermagem como fator gerador de adoecimento ainda não dá conta de descrever e auxiliar as questões de adoecimento dos profissionais dessa categoria, pois se observa descaso para construir estratégias de resolutividade dos problemas dos trabalhadores. Apesar de existir uma legislação que ampara o trabalhador, determinadas patologias ainda não são diagnosticadas adequadamente trazendo, em alguns casos, agravos irreversíveis para os profissionais de enfermagem.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/28107
Arquivos Descrição Formato
000767595.pdf (235.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.