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dc.contributor.advisorMoro, Eliane Lourdes da Silvapt_BR
dc.contributor.authorNicoletti, Tamini Fariaspt_BR
dc.date.accessioned2011-03-16T05:59:47Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/28114pt_BR
dc.description.abstractEste estudo busca verificar quais critérios de acessibilidade devem constar em um instrumento (checklist) de avaliação para o atendimento às necessidades de todos ao acesso e uso de bibliotecas. Apresenta como objetivo principal a criação de um instrumento de avaliação da acessibilidade para bibliotecas. O referencial teórico compreende aspectos gerais de temas como acesso à informação e inclusão social, bibliotecas e acessibilidade. O estudo realizado é do tipo exploratório-descritivo com uma abordagem qualitativa. A coleta dos dados foi realizada através da análise de documentos oficiais e técnicos relacionados com a acessibilidade. Os dados coletados e analisados durante a pesquisa apresentam-se através de um instrumento de avaliação estruturado em oito categorias de acessibilidade (arquitetônica, mobiliário e equipamentos, comunicacional, informacional, metodológica, instrumental, programática e atitudinal). O instrumento, produto deste estudo, constitui-se, assim, de uma compilação de critérios identificados na análise documental e transformados em questões diretas para o contexto das bibliotecas. Por fim, o estudo apresenta considerações sobre o instrumento, sugestões de novos estudos e verificação da validade do instrumento, bem como sugere a elaboração de uma escala classificatória para o instrumento a fim de evidenciar o grau de acessibilidade das bibliotecas.pt_BR
dc.description.abstractThis study it searchs to verify which accessibility criteria must be included in an instrument (checklist) of evaluation for the attendance to the necessities of all to the access and use of libraries. It presents as objective main the creation of an instrument of evaluation of the accessibility for libraries. The theoretical referencial understands general aspects of subjects such as access to information and social inclusion, accessibility and libraries. The carried through study it is of the type exploratory-description with a qualitative boarding. The collection of the data was carried through through the analysis of related official documents and technician with the accessibility. The data collected and analyzed during the research are presented through an instrument of evaluation structuralized in eight categories of accessibility (architectural, furniture and equipment, communicational, informational, methodological, instrumental, programmatic and attitudinal). The instrument, product of this study, consists, thus, of a compilation of criteria identified in the documentary analysis and transformed into direct questions for the context of the libraries. Finally, the study it presents considerations on the instrument, suggestions of new studies and verification of the validity of the instrument, as well as suggests the elaboration of a classificatory scale for the instrument in order to evidence the degree of accessibility of the libraries.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAccess to the informationen
dc.subjectBibliotecapt_BR
dc.subjectLibrariesen
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectAccessibilityen
dc.subjectAcesso à informaçãopt_BR
dc.subjectPeople with necessities specialen
dc.titleChecklist para bibliotecas : um instrumento de acessibilidade para todospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000766975pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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