Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSouza, Jorge Luiz dept_BR
dc.contributor.authorNedel, Sheila Spohrpt_BR
dc.date.accessioned2011-03-17T05:59:24Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/28121pt_BR
dc.description.abstractAs palmilhas posturais são órteses plantares e foram desenvolvidas por Bourdiol um pouco antes de 1980. Seu princípio está fundamentado na ação de peças podais, as quais são chamadas de elementos, barras, cunhas e calços, que são colocados sob a pele e os músculos plantares, reprogramando a postura. Na avaliação postural são observadas as variáveis descritas no protocolo CNT (assimetria dos membros superiores, assimetria das cristas ilíacas, assimetrias das Espinhas Ilíacas Póstero- Superiores - EIPS, etc.). A postura corporal é descrita como um processo de inter-relacionamento relativo das partes do corpo, havendo equilíbrio entre os ossos, músculos, tendões e ligamentos, estruturas que sustentam e protegem o corpo contra agentes externos ou internos. O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos das palmilhas posturais sobre a postura corporal de escolares. Os objetivos específicos foram descrever as características posturais dos participantes durante a utilização das palmilhas posturais e verificar as alterações da pressão plantar dos escolares, durante a utilização das palmilhas. Foram avaliados 6 alunos da 3° série do ensino fundamental da Rede Particular da cidade de Porto Alegre – RS, todos do sexo masculino. Para a coleta de dados foi utilizada a avaliação postural através do Programa computacional para avaliação postural (PCAP) e através de um baropodômetro eletrônico. Os escolares foram avaliados pelo protocolo CNT, e através desta avaliação foram definidas quais peças podais seriam utilizadas na confecção das palmilhas. Os escolares foram avaliados primeiramente sem usar as palmilhas posturais, e em seguida fazendo uso das palmilhas, para fins de comparação. Os resultados da avaliação postural demonstraram alterações na postura corporal dos escolares em relação ao protocolo CNT ao utilizar as palmilhas posturais. E os resultados obtidos através do teste de Wilcoxon, com o nível de significância de 5% apontaram diferença significativa na avaliação da pressão plantar na região posterior do pé esquerdo ao utilizar as palmilhas posturais. Conclui-se que a utilização das palmilhas posturais provoca alteração na postura corporal de escolares, e que a pressão plantar apresenta mudanças ao utilizar as palmilhas posturais, com diferença estatisticamente significativa na região posterior do pé esquerdo (p=0,028). As outras regiões do pé apresentaram uma melhor distribuição das pressões, porém seus dados não foram estatisticamente significativos.pt_BR
dc.description.abstractPostural insoles are plantar orthosis developed by Bourdiol some time before 1980. Its principle is based on the action of podal pieces, which are called elements, bars, wedges and chocks that are placed under the skin and the plantar muscles, reprogramming the body posture. In postural evaluation, the variables described in CNT protocol are observed. The body posture is described as a process of relative inter-relationship of the body parts, balancing bones, muscles, tendons and ligaments, structures that support and protect the body against external or internal agents. The aim of this study was to verify the effect of postural insoles on the body posture of schoolchildren. The specific objectives had been to describe the postural characteristics of the subjects before and after the use of postural insoles and to verify the alterations on the plantar pressure of schoolchildren, before and after the use of the insoles. Six male pupils attending the third grade of elementary school from the city of Porto Alegre - RS had been evaluated. For the data collection, postural evaluation was analyzed through a computational program for postural evaluation (CPPE) and through an electronic baropodometer. The schoolchildren were evaluated by CNT protocol, and through this evaluation were defined which podal pieces would be used in the confection of the insoles. The schoolchildren had been first evaluated without the use of postural insoles, and after that making use of the insoles, for comparison reasons. The results of the postural evaluation demonstrate body posture alterations on schoolchildren when using the insoles. The results obtained through the Wilcoxon test, with 5% of significance, point statistical difference in the evaluation of the plantar pressure in the posterior region of the left foot when using the postural insoles. One can conclude that the use of postural insoles causes alteration in the body posture of schoolchildren. Also, that the plantar pressure presents changes when postural insoles are used, with statistical significance in the posterior region of the left foot (p=0,028). Other regions of the foot had presented a better pressure distribution, however its data had not been statistical significant.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPostural insolesen
dc.subjectPostura corporalpt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectBody postureen
dc.subjectSchoolchildrenen
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectPostural evaluationen
dc.subjectPlantar pressureen
dc.titleEfeitos das palmilhas posturais sobre a postura corporal de escolarespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000768541pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humanopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples