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Análise da concentração na indústria automobilística brasileira nas décadas de 1990 e 2000

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Análise da concentração na indústria automobilística brasileira nas décadas de 1990 e 2000

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Título Análise da concentração na indústria automobilística brasileira nas décadas de 1990 e 2000
Autor Sant'anna, Leonardo Riegel
Orientador Martins, Marcilene Aparecida
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Econômicas.
Assunto Brasil
Concentração industrial
Indústria automobilística
Teoria dos mercados
[en] Brazilian automotive industry
[en] Concentration
Resumo O presente trabalho teve como objetivo analisar a evolução da concentração na indústria brasileira de produção de automóveis e veículos comerciais leves no período de 1990 a 2009. O referencial teórico usado para essa análise inclui o Paradigma Estrutura-Conduta-Desempenho, a Teoria dos Mercados Contestáveis e a Teoria dos Custos de Transação. Os dados para análise foram obtidos através de publicações da ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e estudos realizados por diversos autores. A análise permitiu a conclusão de que houve queda da concentração na indústria estudada, porém persistindo a situação de oligopólio concentrado. Apesar dessa concentração, houve grande crescimento da produção, com aumento do número de firmas na indústria como resultado da abertura comercial e da estabilização econômica, que favoreceu aumento dos investimentos e do ingresso de firmas estrangeiras no mercado.
Abstract The present work aimed to analyze the evolution of the industrial concentration in the Brazilian automotive industry, between 1990 and 2009. The theoretical references used to achieve that goal includes the Structure Conduct Performance Paradigm, the Contestable Market Theory and the Transaction Costs Theory. The data used in the analysis were obtained from publications of ANFAVEA (Brazilian Automotive Industry Association) and studies of several authors. The analysis allowed the conclusion that there was a decrease of the concentration levels in the studied industry, although there still be a situation of concentrated oligopoly. And, with the decrease of the concentration level, it occurred increase of the production and of the number of firms in the industry, as result of the commercial opening of Brazilian market and of the stabilization of Brazilian economy that collaborated to the increase of investments and entry of international firms in the national automotive industry.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/28140
Arquivos Descrição Formato
000765766.pdf (682.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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