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Egressos do curso de ciências sociais da Ufrgs : formação acadêmica, estratégias de inserção e permanência no mercado de trabalho

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Egressos do curso de ciências sociais da Ufrgs : formação acadêmica, estratégias de inserção e permanência no mercado de trabalho

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Título Egressos do curso de ciências sociais da Ufrgs : formação acadêmica, estratégias de inserção e permanência no mercado de trabalho
Autor Barreto, Raquel Aline Canuto Muniz
Orientador Santos, Tania Steren dos
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Bacharelado.
Assunto Ensino superior
Mercado de trabalho
[en] Graduates
[en] Higher education
[en] Labor market
Resumo Este trabalho teve por objetivo avaliar a formação e inserção dos egressos do Curso de Ciências Sociais da UFRGS no mercado de trabalho. Foram analisados o perfil do egresso, a formação acadêmica enquanto processo de preparação para atuação no mercado e como elemento fundamental na construção da sua identidade profissional. Também foram verificadas as estratégias de entrada no trabalho e por fim, a situação atual do egresso no mercado de trabalho, como áreas de atuação e grau de satisfação com as atividades exercidas. Foi realizada uma pesquisa quantitativa com 90 egressos do curso, distribuídos entre o período de 1985 a 2009, com maior concentração de egressos no período de 2006 a 2009. Observou-se a homogeneização do perfil dos concluintes no tocante a gênero, ao contrário de estudos realizados anteriormente, onde o perfil era predominantemente feminino. Foram identificados alguns problemas: a formação acadêmica aparece como teoricamente forte, mas pouco relacionada com a prática, existe a necessidade de um currículo que abarque conhecimentos de aplicação técnica; falta de estágio obrigatório para os bacharéis, como componente qualificador na formação. Os licenciados também manifestaram preocupações quanto a aspectos relacionados à falta de relação da universidade com a escola e algumas dificuldades nas disciplinas voltadas à prática do ensino de sociologia no ensino médio. Quanto às estratégias para conseguir emprego constatou-se que a internet é o principal meio de busca por ofertas no mercado, seguido de contatos interpessoais. A titulação e experiência prévia na área foram descritos como os atributos mais requisitados para concorrer à vaga de emprego. Os resultados quanto à atuação profissional demonstraram que 56,7% dos egressos estão trabalhando, os demais estão desempregados (15,6%) ou atuando como bolsista e estagiário (27,7%). O setor público ainda é o setor que mais absorve os egressos do curso, fato confirmado também em estudos anteriores. As áreas administrativa/burocrática e consultoria/assessoria foram as duas que apresentaram o maior contingente de cientistas sociais inseridos no mercado de trabalho. Por fim, observou-se que dos egressos pesquisados, parte já atuava profissionalmente antes da formatura ou passou a atuar posteriormente em outra área. Muitos que almejam uma melhor qualificação profissional (aproximadamente a metade da amostra) deram sequência aos estudos de pós-graduação e ainda não compõem o contingente que busca espaço no mercado de trabalho.
Abstract This study has the purpose to evaluate the graduation and insertion the graduates of Course in Social Sciences of UFRGS in labor market. It were analyzed the graduate profile, while the academic preparation for and performance in the market as a key element in building their professional identity. Also it were verified the strategies of entry into the job and ultimately, the current situation of graduate in the labor market, like areas of activity and satisfaction with the activities carried. It was performed a quantitative survey of 90 graduate in course, distributed between the period 1985 to 2009, with the highest concentration of graduate between the period 2006 to 2009. We observed the homogenization of the profile of graduated by genre, unlike previous studies, where the profile was predominantly female. It were identifies some problems: the academic seems as strong theoretically, but a little related with the practice ,there is a need for a curriculum that encompasses knowledge of application technique; lack of compulsory training for graduates, as training component qualifier. Licensees also have expressed concern about aspects related to the lack of relationship between the university and the school and some difficulties in the subjects focused on the practice of teaching sociology in high school. Concerning the strategies to achieve employment found that the Internet is the primary means of searching for bargains in the market, followed by interpersonal contacts. Titration and previous experience in the area have been described as the attributes required to compete for more job opportunity. The results regarding the professional performance showed that 56.7% of graduates are working, others are unemployed (15.6%) or serving as a scholar and trainee (27.7%). The public sector still is most the sector that absorbs the graduates of the course, a fact also confirmed in previous studies. The areas administrative / bureaucratic and consulting / advisory services were the two that had the largest contingent of social scientists entered the labor market. Finally, we observed that the graduates surveyed, some have acted professionally before graduation and went to work later in another area. Many who aspire to a better professional qualification (approximately half of the sample) given sequence for post-graduate study and do not still constitute a contingent search space in the labor market.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/28197
Arquivos Descrição Formato
000769426.pdf (672.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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