Repositório Digital

A- A A+

O cuidado de enfermagem em saúde mental à família do adolescente usuário de drogas psicoativas : pesquisa bibliográfica

.

O cuidado de enfermagem em saúde mental à família do adolescente usuário de drogas psicoativas : pesquisa bibliográfica

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O cuidado de enfermagem em saúde mental à família do adolescente usuário de drogas psicoativas : pesquisa bibliográfica
Autor Ferreira, Sandro Tubino
Orientador Schneider, Jacó Fernando
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Curso de Enfermagem.
Assunto Adolescente
Drogas psicoativas
Enfermagem em saúde mental
Usuários de drogas
Resumo A utilização de substância psicoativas, tanto de forma lícita, quanto de forma ilícita, existe desde os primórdios da humanidade. Seja pelo uso recreativo ou pela busca transcendental, as drogas tomaram conta de nosso dia a dia, sendo consumidas em praticamente todos os locais, sendo presentes em meio aos adolescentes na escola ou nos grupos de amigos. Pelo fato de ser uma fase de transição e de muitas dúvidas, o contato com as drogas pode ser mal administrado pelo jovem e causar a destruição da vida, tanto do usuário, como de sua família. O processo da adicção às drogas se inicia cedo e tem as relações familiares como base principal, pois a família é o primeiro grupo social do qual o adolescente participa e em não havendo diálogo e uma dose certa de amor e limites, o risco se torna eminente. Ao passo que aumentam as campanhas e as ferramentas de tratamento aos usuários, a família do mesmo está cada vez mais desamparada, sem saber como agir e como pensar. Para este estudo foram selecionados livros, artigos, teses, dissertações e publicações on-line, desde 2002 até 2010, pois foi o período de tempo que foram encontrados materiais relevantes. Foram utilizadas as bases de dados Scintific Eletronic Library Online (SCIELO), Biblioteca Virtual em Saúde (BIREME) e Literatura Latino-americana e do caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Este estudo conclui que os Enfermeiros, dos profissionais que fazem parte da equipe multidisciplinar, são os que reúnem melhores condições de realizar uma abordagem efetiva, que possa agregar informações relevantes ao tratamento dos sujeitos. Pelo tempo de convivência e pela humanização que faz parte da alma do Enfermeiro, torna-se mais fácil adquirir informações junto aos usuários e suas famílias, tanto como paciente em uma instituição hospitalar, como usuário dos serviços básicos de saúde, tornando o tratamento mais efetivo.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/28223
Arquivos Descrição Formato
000770053.pdf (167.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.