Repositório Digital

A- A A+

Análise do processo criativo no trabalho multifuncional : um estudo de caso

.

Análise do processo criativo no trabalho multifuncional : um estudo de caso

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Análise do processo criativo no trabalho multifuncional : um estudo de caso
Autor Lemos, Letícia Alves Pinto de
Orientador Mazzilli, Claudio Pinho
Data 2000
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Criatividade : Recursos humanos : Desenvolvimento organizacional : Trabalho
Resumo Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa exploratório-descritiva que busca analisar em uma empresa do ramo de manutenção industrial o processo criativo na organização multifuncional de trabalho. É abordada a relação entre a estrutura multifuncional e o desenvolvimento criativo dos funcionários no ambiente de trabalho. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas com nove funcionários da empresa em nível de supervisão e gerência, conhecedores do histórico da multifuncionalidade na empresa. A análise dos dados foi realizada pelo método de análise de conteúdo com base na análise temática do texto. Foram estabelecidas 22 categorias iniciais, 10 categorias intermediárias e 4 categorias finais: a proposta do trabalho multifuncional, sofrimento e prazer no trabalho multifuncional, criatividade no trabalho multifuncional e grupo multifuncional de trabalho. O problema de pesquisa constitui-se da relação entre a estrutura de organização do trabalho multifuncional e o desenvolvimento da criatividade dos grupos de trabalho. Os resultados obtidos mostram o reconhecimento pela organização da importância da criatividade de seus funcionários e dos benefícios e vantagens daí provenientes, o que vem a propiciar oportunidade para os funcionários aprenderem e desenvolverem novas habilidades. Contudo, as ações da empresa em prol da criatividade dos funcionários são ainda limitadas, permanecendo fortemente atreladas ao objetivo de aumento de produtividade e melhores resultados. Mesmo com algum espaço ganho, ainda há o que ser conquistado com relação ao desenvolvimento da criatividade no ambiente de trabalho.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/2825
Arquivos Descrição Formato
000281821.pdf (207.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.