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dc.contributor.advisorLoguercio, Rochele de Quadrospt_BR
dc.contributor.authorFonseca, Carlos Venturapt_BR
dc.date.accessioned2011-03-30T05:59:41Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/28305pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho objetiva a produção de uma Unidade Temática (UT) sobre Nutrição, voltada para o ensino médio de Química. Além disso, apresenta e analisa o rol inicial de resultados derivados de sua primeira aplicação numa sala de aula. Para essa produção, são considerados fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem, movimentos pedagógicos que permitam uma abordagem dialógica e problematizadora das diversas formas de saber (saber do senso comum e saber científico escolar), posicionamento calcado nas concepções de Paulo Freire. Considerando as proposições teóricas de Serge Moscovici, o presente trabalho fundamenta a construção do referido material didático nas representações sociais (RS) dos estudantes pertencentes à turma investigada, propondo que as mesmas possam servir de sustentáculos para uma aprendizagem que tenha significado para a vida dos educandos. Sendo assim, foram determinados, a partir da aplicação de um questionário, os elementos estruturais (constituintes do núcleo central e do sistema periférico) dessas RS. Complementarmente, outras ações foram concretizadas (levantamento do tratamento dado ao tema “Nutrição” pelos livros didáticos de Química, pelos pesquisadores em Educação Química e pelos documentos orientadores oficiais) no sentido de conferir uma amplitude teórica à proposta. Partindo dos dados descritivos e reflexivos, originários do diário de campo do professor-pesquisador e oriundos das produções escritas dos educandos (obtidas mediante a utilização do material didático previamente produzido), realizou-se uma leitura acerca das características didáticas proporcionadas pela UT, bem como de sua versatilidade/ aplicabilidade no tratamento de assuntos do cotidiano. Pelas evidências pedagógicas levantadas, verificou-se que as RS (enquanto formas de saber socialmente elaboradas) contribuíram para a aprendizagem do conhecimento químico-científico (recontextualizado no contexto escolar, através do tema Nutrição).pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to produce a Thematic Unit (TU) on Nutrition, focused on high school chemistry. Moreover, it presents and analyzes the role of initial results derived from its first application in a classroom. For this production is considered fundamental to the process of teaching and learning, pedagogical movements that allow a dialogical approach and problematizing of the various forms of knowledge (knowledge of common sense and scientific knowledge in school), positioning paved the ideas of Paulo Freire. Considering the theoretical propositions of Serge Moscovici, this work is based upon the construction of the teaching material on social representations (SR) of the students belonging to the class investigated, suggesting that they may serve as underpinnings for learning that has meaning to the lives of learners . Thus, were determined from the application of a questionnaire, the structural elements (constituents of the core and the peripheral system) of these SR. In addition, other measures were implemented (survey of treatment of the theme "Nutrition" by Chemistry textbooks, by researchers in Chemical Education and the official policy documents) in order to give a theoretical breadth of the proposal. Building on the reflective and descriptive data, originating from the diary of the teacher-researcher and from the written production of learners (obtained through the use of didactic material previously produced), held a lecture about the characteristics of teaching offered by TU, as well as its versatility / applicability in the treatment of one's everyday affairs. Pedagogical raised by the evidence, it was found that the SR (as forms of socially produced knowledge) contributed to the learning of chemistry knowledge and scientific (transposed to the school, through the theme Nutrition).en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectChemistryen
dc.subjectEnsino de química : Ensino médiopt_BR
dc.subjectNutriçãopt_BR
dc.subjectNutritionen
dc.subjectSocial representationsen
dc.titleQuímica, nutrição e ensino médio: produção de material didático no enfoque das representações sociaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000769928pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Químicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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