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dc.contributor.advisorPimenta, Marcelo Soarespt_BR
dc.contributor.authorSilva, Acelino Gehlen dapt_BR
dc.date.accessioned2011-03-30T05:59:59Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/28335pt_BR
dc.description.abstractO objetivo do presente trabalho é encontrar uma forma de prover real feedback aos usuários de sistemas interativos, em especial, no tocante a sistemas que realizam a carga de grandes volumes de dados demandando muito tempo de processamento e recursos de máquina para serem concluídos, aprimorando, desse modo, a interação humano-computador. Além de melhorar a qualidade do feedback para o usuário, boas práticas recomendadas pela Engenharia de Software serão utilizadas no sentido de oferecer alta manutenibilidade para o sistema, garantir baixo acoplamento entre as diversas camadas de software e, ainda, como bom efeito colateral, diminuir os requisitos de máquina necessários para a execução das tarefas. O padrão Observer (GAMMA, 1995), um dos padrões GoF, juntamente com a utilização do modelo de componentes distribuídos COM+, atendem justamente ao tipo de resposta que pretendemos para o usuário e, também, às recomendações de Engenharia de Software já citadas. Através de sua utilização podemos manter um conjunto de aplicações cliente informados sobre o andamento das tarefas ao mesmo tempo em que preservamos o baixo acoplamento e mantemos o nível de modularização bastante adequado no sentido de proporcionar independência entre as camadas a aumentar a manutenibilidade do sistema. Todos os passos da solução, desde a apresentação do aplicativo inicial, com seus problemas de interação, os conceitos necessários ao entendimento da solução proposta e de que modo os callbacks podem nos auxiliar na busca pelo aprimoramento da interface com o usuário, estão detalhados ao longo do texto.pt_BR
dc.description.abstractThe main goal of this study is to investigate a way to provide real feedback to users of interactive systems, in particular with regard to systems that deal with large volumes of data requiring lots of processing time and machine resources to its accomplishment, improving the human-computer interaction. Besides improving the quality of feedback to the user, good practice recommended in software engineering will be used in order to provide high maintainability to the system, ensure low coupling between the various software layers, and also, as a nice side effect, reduce the computer requirements needed to perform the tasks. The Observer pattern (Gamma, 1995), one of the GoF patterns, combined with the use of distributed component model COM+, matches exactly the kind of response we want for the end-user and also the recommendations of Software Engineering mentioned above. Through its use we can maintain a suite of client applications informed about the progress of tasks, preserve the low coupling and maintain the level of modularization quite adequate in providing independence between layers to increase the maintainability of the system. All steps for the solution, since the initial application, with its interaction problems, the concepts needed to understand the proposed solution and how the callbacks can assist us in the quest for improving the user interface, are detailed along the text.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFeedbacken
dc.subjectRelações homem-máquinapt_BR
dc.subjectInterface : Usuariopt_BR
dc.subjectCallbacken
dc.subjectInterface designen
dc.subjectHCIen
dc.subjectDesign patternsen
dc.subjectObserver patternen
dc.titleUtilização de callback no aprimoramento da interface com o usuáriopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000767692pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Informáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationCiência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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