Repositório Digital

A- A A+

Ocratoxina A em alimentos e bebidas: uma revisão bibliográfica

.

Ocratoxina A em alimentos e bebidas: uma revisão bibliográfica

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Ocratoxina A em alimentos e bebidas: uma revisão bibliográfica
Autor Duarte, Thamara de Lemos
Orientador Hoeltz, Michele
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências e Tecnologia de Alimentos. Curso de Engenharia de Alimentos.
Assunto Contaminação do alimento
Ocratoxina A
Resumo Micotoxinas são metabólitos secundários produzidos por fungos filamentosos em diferentes etapas dos manejos pré e pós-colheita. Entre as micotoxinas conhecidas atualmente, destaca-se a ocratoxina A, pela sua característica carcinogênica, nefrotóxica e teratogênica em animais, além de um possível carcinógeno humano. A sua presença em qualquer alimento ou bebida é indesejável, tanto do ponto de vista da saúde quanto economicamente. O Brasil é um grande produtor e consumidor de alimentos e bebidas comumente contaminados por esta micotoxina, destacando-se o café, a uva e seus derivados e alguns cereais. Além da questão da saúde pública, a contaminação desses produtos constitui um sério problema para as exportações uma vez que, países importadores têm limites regulatórios definidos, os quais até o momento, o Brasil não dispõe. Uma das características marcantes da ocratoxina A é sua estabilidade à maioria dos processamentos utilizados na fabricação dos mais variados alimentos e bebidas e sua eliminação total é impraticável. Por isso, a prevenção da contaminação fúngica e conseqüente formação da micotoxina é a principal forma de evitar possíveis problemas econômicos e para a saúde dos consumidores.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/28401
Arquivos Descrição Formato
000770272.pdf (257.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.