Repositório Digital

A- A A+

Aspectos tecnológicos relacionados à fabricação de bacon

.

Aspectos tecnológicos relacionados à fabricação de bacon

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Aspectos tecnológicos relacionados à fabricação de bacon
Autor Silva, João Henrique da
Orientador Rios, Alessandro de Oliveira
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências e Tecnologia de Alimentos. Curso de Engenharia de Alimentos.
Assunto Bacon
Carne processada
Resumo A produção e consumo de produtos de suínos está em crescimento. O Brasil consome mais de 70% de todo suíno abatido na forma de produtos industrializados. Bacon é o produto industrializado suíno vendido como ingrediente para preparações ou “fast food”. Os principais ingredientes para a fabricação de bacon são a barriga suína, sal, condimentos, nitrito e nitrato. O processamento da barriga em bacon envolve operações de adição dos ingredientes, homogeneização e cozimento com defumação. Cada etapa do processamento introduz ou modifica as características das matérias primas, exercendo forte influência sobre a qualidade final do produto. O presente trabalho é uma revisão sobre os ingredientes utilizados na fabricação do bacon, operações unitárias utilizadas e principalmente sobre quais as modificações resultantes da interação de cada operação com as matérias primas. Novas tecnologias e possibilidades de desenvolvimento são discutidas.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/28414
Arquivos Descrição Formato
000770086.pdf (769.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.