Repositório Digital

A- A A+

Recuperação de CO2 em microcervejaria

.

Recuperação de CO2 em microcervejaria

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Recuperação de CO2 em microcervejaria
Outro título Recuperação de dióxido de carbono em microcervejaria
Autor Kramer, Gustavo Verlang
Orientador Manfroi, Vitor
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências e Tecnologia de Alimentos. Curso de Engenharia de Alimentos.
Assunto Cerveja
Dioxido de carbono
Tecnologia da produção de bebida
[en] Brewery
[en] CO2
[en] Diaphragm compressor
[en] Dioxide carbon recovery
[en] Microbrewery
Resumo O dióxido de carbono é muito utilizado nas cervejarias, em várias etapas do processo, como contrapressão em tanques, no envase para pressurização de barris e garrafas, na dispensa em máquinas, e em muitos outros casos. A quantidade de CO2 que uma indústria cervejeira necessita pode ser fornecida pela própria formação de CO2 da fermentação. As grandes cervejarias possuem usinas de recuperação de CO2 para aplicar em seu próprio processo, mas as microcervejarias compram CO2, aumentando os custos de produção. Os gases da fermentação são compostos em mais de 99% de CO2, enquanto o CO2 obtido comercialmente é proveniente de queima de combustíveis fósseis, com concentração entre 14 a 18% de CO2, tornando onerosa a purificação do CO2. Foi proposta uma miniusina de recuperação de CO2 para microcervejarias, em que o gás da fermentação é comprimido em torno de 70 bar e a separação dos gases e da umidade é feita no tanque de armazenamento por diferença de densidade, em temperatura ambiente.
Abstract Dioxide carbon is very used in breweries, in many process stages, such as counter pressure in tanks, keg and bottle filler for pressurization, machine dispense and many cases. The CO2 quantity witch one beer industry needs, can be supplied by its formation of fermentation CO2. Large Breweries have CO2 recovery plant to apply in their process, but the microbrewery buy CO2, increasing the production costs. Fermentation gases are consisting of more than 99% of CO2, while the CO2 obtained commercially is coming from burn fossil fuels, in concentration between 14 to 18% of CO2, becoming the CO2 purification expensive. A miniplant of CO2 recovery was proposed for microbreweries, of which the fermentation gas is compressed around 70 bar and the gases separation and humidity occurs in storage tank, by density difference, in room temperature.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/28420
Arquivos Descrição Formato
000769971.pdf (5.352Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.