Repositório Digital

A- A A+

Companhia Carris Porto-Alegrense : estudo de caso do arquivo geral

.

Companhia Carris Porto-Alegrense : estudo de caso do arquivo geral

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Companhia Carris Porto-Alegrense : estudo de caso do arquivo geral
Autor Machado, Iara Gomide
Orientador Berwanger, Ana Regina
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Arquivologia.
Assunto Arquivística
Companhia Carris Porto-Alegrense.
Gestão de documentos
[es] Companhia Carris Porto-Alegrense
[es] Gestión documental
[es] Sistema de archivos
Resumo Este trabalho apresenta o Levantamento Documental do Arquivo Geral da Companhia Carris Porto-Alegrense, a partir de uma analise do planejamento organizacional documental da instituição, bem como a utilização de métodos arquivísticos para aprimorar o aproveitamento do espaço físico e agilidade ao acesso às informações. Através de referências teóricas, buscamos embasar as orientações para os procedimentos técnicos a serem empregados. Para tanto, são apresentados modelos de formulários, que podem criar um método de trabalho a ser seguido pelos arquivos setoriais, facilitando o fluxo informacional e a racionalização da gestão de documentos. Analisa-se o controle da tramitação documental dos arquivos correntes até o Arquivo Geral, bem como a arquitetura de banco de dados e o gerenciamento eletrônico de documentos (GED), dando suporte ao cumprimento dos objetivos e atribuições empresariais para uma administração eficiente e comprometida com a memória empresarial. Concluímos com algumas recomendações, como implantação do Sistema de Arquivos da Companhia Carris Porto-Alegrense, visando medidas de conservação e preservação da documentação.
Resumen Este trabajo presenta el levantamiento documental del Archivo General de la Companhia Carris Porto-Alegrense, utilizando como fundamento una análisis del planeamiento organizacional documental de la institución, la utilización de métodos archivísticos para perfeccionar el aprovechamiento del espacio físico y la agilidad de acceso a la información. Partiendo de referenciales teóricos fundamenta las orientaciones para los procedimientos técnicos que serán empleados. Aplica modelos de formularios buscando crear un método de trabajo a ser seguido por los archivos sectoriales, facilitando el flujo de información y la racionalización de la gestión de los documentos. Analiza como el control de los trámites documentales de los archivos activos al Archivo General, la arquitectura de la base de datos y la gestión electrónica de documentos (GED) podrán dar soporte para el cumplimiento de los objetivos y atribuciones empresariales, buscando una administración eficiente y compromisada con la memoria empresarial. Concluye con algunas recomendaciones como la implantación del Sistema de Archivos de la Companhia Carris Porto-Alegrense, apuntando medidas de conservación y preservación de los documentos.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/28446
Arquivos Descrição Formato
000770915.pdf (3.284Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.