Repositório Digital

A- A A+

Arquivologia e sustentabilidade : um novo desafio para o arquivista

.

Arquivologia e sustentabilidade : um novo desafio para o arquivista

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Arquivologia e sustentabilidade : um novo desafio para o arquivista
Autor Arce, Laura Isabel Marcaccio
Orientador Giovanaz, Marlise Maria
Co-orientador Girardi, Ilza Maria Tourinho
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Arquivologia.
Assunto Arquivista
Gestão ambiental
Gestão de documentos
Sustentabilidade
[es] Archivero
[es] Archivística
[es] Desarrollo sustentable
[es] Gestión ambiental
[es] Gestión documental
[es] Medio ambiente
Resumo O presente estudo identifica e faz uma reflexão sobre as atribuições do arquivista. Relaciona essas funções e atribuições com a necessidade de conscientização e prática de uma atividade profissional associada a medidas e procedimentos que contribuam para a preservação do meio ambiente. Aborda o impacto causado no meio ambiente pela fabricação e descarte de papel, de mídias e equipamentos eletrônicos. Destaca a importância de adoção de medidas que visem reduzir o consumo de papel e equipamentos eletrônicos. Aponta alternativas como a reciclagem de materiais e o adequado descarte de acordo com orientações contidas na legislação ambiental brasileira. Examina a relação entre a Gestão Documental e a Gestão Ambiental. Ressalta o papel do arquivista como agente e disseminador de práticas comprometidas com a preservação ambiental dentro do âmbito profissional. Analisa o papel da Universidade na formação de profissionais conscientes sobre questões relacionadas à preservação do meio ambiente. Verifica de que maneira a questão da preservação ambiental é abordada, especificamente, dentro do Curso de Arquivologia. Identifica práticas que possam ser adotadas na esfera profissional do arquivista que contribuam para a preservação dos recursos naturais do planeta. Propõe uma reflexão sobre a necessidade de aprofundar o debate acerca da relação entre as práticas arquivísticas e o compromisso social e ético com a preservação do meio ambiente.
Resumen El presente estudio identifica y busca una reflexión sobre las atribuciones del archivero. Relaciona esas funciones y atribuciones con la necesidad de la conciencia y la práctica de una actividad profesional asociada a medidas y procedimientos que contribuyan para la preservación del medio ambiente. Abarca el impacto causado en el medio ambiente por la fabricación y el descarte de papel, de medios y equipamientos electrónicos. Destaca la importancia de adopción de medidas que busquen reducir el consumo de papel y equipamientos electrónicos. Plantea alternativas como el reciclaje de materiales y/o su adecuado descarte de acuerdo con las orientaciones dispuestas en la legislación ambiental brasileña. Examina la relación entre la Gestión Documental y la a Gestión Ambiental. Resalta el papel del archivero como agente y diseminador de prácticas comprometidas con la preservación ambiental dentro del ámbito profesional. Analiza el papel de la Universidad en la formación de profesionales conscientes sobre cuestiones relacionadas a la preservación del medio ambiente. Verifica de que manera el tema de la preservación ambiental es abordado, específicamente, dentro del Curso de Archivología. Identifica prácticas que pueden ser adoptadas en la esfera profesional del archivero que vengan a contribuir para la preservación de los recursos naturales del planeta. Propone una reflexión sobre la necesidad de profundizar el debate sobre la relación entre las prácticas archivísticas y el compromiso social y ético con la preservación del medio ambiente.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/28448
Arquivos Descrição Formato
000770921.pdf (326.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.