Repositório Digital

A- A A+

Movimento hip hop em Porto Alegre : rede de relações e protagonismo juvenil

.

Movimento hip hop em Porto Alegre : rede de relações e protagonismo juvenil

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Movimento hip hop em Porto Alegre : rede de relações e protagonismo juvenil
Autor Maffioletti, Cássio de Albuquerque
Orientador Jardim, Denise Fagundes
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Bacharelado.
Assunto Hip hop
Porto Alegre (RS)
Protagonismo juvenil
Resumo Este trabalho trata da reconstrução histórica do movimento Hip Hop, do ponto de vista de uma comunidade de jovens protagonistas das primeiras manifestações individuais e coletivas que deram origem às redes de relações interpessoais e significados ligados à cultura negra em Porto Alegre. Teve por objetivo mapear as iniciativas de lideranças de jovens de periferia, no contexto de suas redes de relações, resgatando trajetórias de vida e o modo como formulam, implementam e conduzem projetos a partir do seu campo de possibilidades. O material empírico foi obtido através da observação participante realizada no período de 2006-2008, e dos relatos de três interlocutores entrevistados (modalidade individual e em grupo) realizadas no período de novembro de 2009 a março de 2010. O modelo teórico de Gilberto Velho (2003) deu suporte às análises e interpretações, permitindo identificar através de trajetórias individuais as dinâmicas de ação e configurações de redes interpessoais. Os resultados permitiram compreender o papel significativo do Hip Hop como uma unidade englobante, que acolhe e promove identidades sociais, crenças e valores. O Hip Hop dá acesso à análise de um campo de possibilidades para os jovens e adultos de periferia.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/28467
Arquivos Descrição Formato
000769862.pdf (642.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.