Repositório Digital

A- A A+

Manutenção predial : geração de indicadores de desempenho para a Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica

.

Manutenção predial : geração de indicadores de desempenho para a Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Manutenção predial : geração de indicadores de desempenho para a Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica
Autor Müller, Yves Pereira
Orientador Bonin, Luis Carlos
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Assunto Engenharia civil
Resumo A manutenção das edificações deve ser entendida como algo essencial, cuja implantação de um sistema fundamentado em procedimentos organizados, levará ao controle das intervenções necessárias, redução dos custos e satisfação dos usuários. Assim, para o gerenciamento dessas atividades, propõe-se a organização de um Sistema de Manutenção, o qual é capaz de responder ao grande e diversificado número de atividades. Visando a orientação dos gestores para a tomada de decisão e o bom andamento dos serviços de manutenção, o presente trabalho busca gerar indicadores de desempenho, a fim de auxiliar na gestão dessas atividades. As informações relevantes foram buscadas na Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica, onde os relatórios gerenciais foram gerados pelos dados retirados das ordens de serviço executadas mensalmente. Essas ordens continham muitas informações importantes, mas por não terem a devida consideração, não revelavam certas distorções percebidas pelos setores solicitantes como, por exemplo, a demora na execução, a falta de material e, até mesmo, a má condução dos trabalhos por parte dos gestores. Esses aspectos eram tratados como mera implicância dos usuários ou como algo relacionado à empresa terceirizada. Assim, a geração desses indicadores buscará mostrar quais são os profissionais e serviços mais solicitados e os tempos de atendimento. Esses indicadores servirão de base para a melhoria da gestão dos serviços de manutenção e a otimização dos tempos e materiais utilizados na execução de cada ordem de serviço. Para isso, o trabalho está baseado em extensa pesquisa bibliográfica, com abordagem sobre Sistemas de Manutenção e Gestão da Manutenção Predial. Após o embasamento teórico, foi situada a manutenção da CEEE-D dentro do contexto da Empresa e realizada a descrição dos procedimentos referentes às ordens de serviço. Com isso, foram analisados os dados retirados dos relatórios mensais: profissionais solicitados, locais de atendimento, serviços mais pedidos e tempo de execução. Assim, foram criados gráficos com as respectivas demandas, gerando resultados pertinentes a condução dos serviços prediais, visando otimizar a gestão da manutenção.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/28537
Arquivos Descrição Formato
000769450.pdf (1.262Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.