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dc.contributor.advisorSchwingel, Rubem Cleciopt_BR
dc.contributor.authorLazzari, Paula Manicapt_BR
dc.date.accessioned2011-04-09T06:02:10Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/28542pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho versa sobre a análise do desenvolvimento do projeto estrutural de ponte rodoviária em arco inferior em concreto armado no município de Saudades, estado de Santa Catarina. Esta ponte é constituída por três arcos inferiores paralelos, os quais sustentam o tabuleiro superior através dos pilares. Trata-se de uma ponte executada com elementos estruturais pré-fabricados em concreto armado, exceto as fundações, os encontros e determinados elementos de ligação que serão moldados in loco. A concepção estrutural da ponte foi definida pelo cliente, que desejava uma obra diferenciada com a intenção de embelezar a entrada do Município, mas que se adequasse ao meio natural presente. O estudo global da ponte foi feito através de comparações entre o embasamento teórico e os resultados obtidos por um programa computacional de análise estrutural. Primeiramente, foi realizada uma análise dos carregamentos permanentes, variáveis e excepcionais sobre a estrutura. Em seguida foi concebida a etapa de avaliação estrutural, ou seja, foram verificados para cada seção da ponte os esforços solicitantes. Através da determinação destes esforços resultantes na estrutura, foi feita a verificação da flambagem nos arcos e pilares devido à ação destas cargas, sempre considerando a pior situação de carregamento. É importante lembrar que neste trabalho não foram testadas outras formas estruturais além da ponte em concreto armado em arco inferior com elementos pré-fabricados e concretados no local. O cálculo e a análise da estrutura iniciaram a partir da parte superior da ponte, composta pelas lajes do tabuleiro e pelo vigamento, sendo concluídos com a infraestrutura, composta pelas fundações e os encontros. Após a conclusão do cálculo global, foi realizado o processo de detalhamento estrutural da superestrutura e da mesoestrutura, minimizando-se, assim, problemas nas ligações dos elementos. Por último, foi estudado e sugerido o método construtivo mais adequado a ser adotado. Como este trabalho baseia-se em conhecimento já existente, isto é, não foi testada nenhuma nova teoria sobre o assunto, a pesquisa bibliográfica foi de fundamental importância para a resolução de todas as etapas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.titleEstudo de projeto estrutural de ponte rodoviária em arco inferior em concreto armado no município de Saudades/SCpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000769467pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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