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dc.contributor.advisorRios, Roberto Domingopt_BR
dc.contributor.authorBarros, Théo Piero dept_BR
dc.date.accessioned2011-04-09T06:02:13Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/28551pt_BR
dc.description.abstractOs problemas de vibrações tornam-se cada vez mais importantes devido à frequente necessidade de se otimizar os projetos estruturais. Com a disseminação dos materiais de construção de alta resistência surgem projetos com vãos maiores e reduzidas seções. Isso gera elementos mais esbeltos e contendo mais juntas de dilatação ou soldas, o que os torna mais flexíveis. Houve, ainda, mudanças na natureza e na intensidade das cargas atuantes, como a movimentação de veículos de grande porte, a utilização de pesados equipamentos vibratórios em indústrias ou a ação das torcidas organizadas em passarelas de acesso aos estádios e arquibancadas. Todos esses fatores são, portanto, motivos para uma análise dinâmica. Dentro dos problemas dinâmicos apresentados na Engenharia Estrutural, ocupam lugar de destaque aqueles produzidos por atividades humanas como caminhar, correr e pular, que são particularmente importantes em estruturas como passarelas para pedestres. Dessa forma, o presente trabalho visa determinar o comportamento teórico de uma passarela de pedestres, a ser construída sobre a rodovia BR-116, no município de Esteio, no Rio Grande do Sul, devido aos efeitos dinâmicos gerados pela movimentação humana a fim de avaliar seus prováveis níveis de conforto. Para tal, esta estrutura foi modelada pelo método dos elementos finitos e submetida à análise de vibração livre e forçada. As respostas estáticas e dinâmicas foram obtidas com a utilização do programa computacional SAP2000. Realizou-se a análise de vibração livre com o intuito de se encontrar as características dinâmicas, determinando, assim, seus primeiros modos e frequências naturais de vibração. Para a análise da vibração forçada, submeteu-se a passarela a carregamentos dinâmicos produzidos pela movimentação de pedestres caminhando, correndo e pulando. A partir disso, observou-se que a passarela possui alta flexibilidade, apresentando características desfavoráveis ao seu comportamento. Consequentemente, obteve-se uma resposta insatisfatória no que tange ao conforto dos usuários, ainda que a passarela de pedestres tenha sido considerada segura para os carregamentos estudados.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.titleAnálise dinâmica em passarela sujeita à movimentação humanapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000769484pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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