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Avaliação do espectro de carga e do crescimento do volume de tráfego no desempenho de pavimentos flexíveis com o uso do software M-E PDG : trechos da BR-101 e BR-290

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Avaliação do espectro de carga e do crescimento do volume de tráfego no desempenho de pavimentos flexíveis com o uso do software M-E PDG : trechos da BR-101 e BR-290

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Título Avaliação do espectro de carga e do crescimento do volume de tráfego no desempenho de pavimentos flexíveis com o uso do software M-E PDG : trechos da BR-101 e BR-290
Autor Garcia, Felipe Trois
Orientador Nunez, Washington Peres
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Assunto Engenharia civil
Resumo Garantir resistência adequada aos esforços produzidos pelo tráfego aliado à economia, conforto e segurança, são requisitos fundamentais no projeto de pavimentos. Para isso, é necessário que se identifiquem as cargas de eixo que atuarão no pavimento e se faça um estudo adequado de como essas cargas afetarão a estrutura no que diz respeito ao seu desempenho. Pode-se subdividir o desempenho em estrutural (relativo ao desgaste) e funcional (conforto e segurança). Através de modelos mecanístico-empíricos de previsão de desempenho, pode-se ter conhecimento dos danos estruturais e funcionais que a estrutura de pavimento (no caso estudado, pavimento flexível) acumulará durante o período de projeto. Estes dados de previsão de desempenho são imprescindíveis para o projeto, permitindo prever o tempo até serem necessárias possíveis manutenções ou reabilitações e, até mesmo, achar alguma alternativa para prolongar esse tempo. O presente trabalho visou aplicar espectros de carga e fatores de crescimento de tráfego variados em um trecho da rodovia BR-290 e em dois trechos da BR-101. Estes espectros foram baseados em veículos com peso de até 48,5 tf, veículos que atualmente trafegam nos trechos e uma possível tendência de substituição de veículos menores e mais leves por veículos maiores e mais pesados. Os fatores de crescimento de tráfego utilizados foram de 3%, 4% e 5%. Foi empregado o software M-E PDG no estudo, fazendo-se uma análise dos danos que serão acumulados na estrutura de pavimento devido aos espectros e aos fatores de crescimento. Os resultados dos efeitos nas estruturas de pavimento sob a aplicação dos espectros de carga foi bastante significativo. Entre os parâmetros que sofreram maiores variações em todos os trechos estão a deformação permanente e o trincamento de cima para baixo. Já os resultados dos efeitos em virtude da variação do fator de crescimento de tráfego foram pouco expressivos, podendo-se então concluir que o valor da carga aplicada pelo tráfego é mais relevante no desgaste do pavimento do que o crescimento do tráfego em si.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/28562
Arquivos Descrição Formato
000769536.pdf (1.088Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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