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dc.contributor.advisorNunez, Washington Perespt_BR
dc.contributor.authorMarodin, Emerson Edineipt_BR
dc.date.accessioned2011-04-09T06:02:24Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/28568pt_BR
dc.description.abstractConsiderando a necessidade de melhoria da qualidade das rodovias brasileiras e a importância da ampliação do sistema de infraestrutura de transportes, novos materiais são estudados e empregados nos projetos de pavimentos rodoviários. Assim, este trabalho tem enfoque na aplicação de brita graduada tratada com cimento (BGTC) na camada de base da Rodovia BR-448 com pavimento do tipo flexível já projetado constituído por revestimento asfáltico, base de brita graduada, sub-base com macadame seco, camada final de terraplenagem e aterro, buscando otimizá-lo. Três estruturas de pavimento são propostas: a primeira do tipo semi-rígida com 11 cm de concreto asfáltico e 33 cm de brita graduada tratada com cimento (BGTC); a segunda do tipo semi-rígida invertida com 11 cm de concreto asfáltico e 33 cm de BGTC; e a terceira do tipo semi-rígida com 11 cm de concreto asfáltico e 17 cm de BGTC. Com emprego do software EVERSTRESS 5.0 para as análises mecanísticas, determinaram-se as respostas estruturais (deflexões, tensões e deformações) nas camadas de concreto asfáltico da estrutura projetada e de BGTC da estrutura projetada e das três propostas. A partir dos dados de saída do software utilizam-se os critérios estabelecidos através de modelos de fadiga, para estimar a durabilidade do pavimento Os resultados adquiridos através dos modelos de fadiga são comparados com os adquiridos para o pavimento projetado, podendo concluir se o pavimento proposto com materiais novos será mais durável, em relação à vida de fadiga, que o pavimento projetado para a via. Como resultado do trabalho, as propostas 1 e 2 satisfazem o volume de tráfego mínimo estabelecido para via e apresentam melhor desempenho em relação a fadiga que a estrutura projetada para a BR-448. Já a proposta 3 não atende o volume de tráfego estabelecido para via (NAASHTO = 2,45 x 107), não sendo recomendado seu uso. Concluiu-se, ainda, que a estrutura que apresenta melhores resultados é a proposta 2 do tipo semi-rígida invertida, por apresentar melhor desempenho em relação à reflexão de trincas no concreto asfáltico, ou seja, menor reflexão para a superfície.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.titleAlternativa de dimensionamento para o pavimento da BR-448 : análise mecanística com aplicação de BGTCpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000769531pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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